De 5 a 7 de maio, quem passar pelo Sítio das Quatro Águas, em Tavira, fica a conhecer o que de melhor o Algarve tem para oferecer em termos de turismo de natureza, numa mostra inserida na terceira edição do «Algarve Nature Week». São mais de 80 atividades e quase 60 expositores, num espaço de beleza única a que ninguém fica indiferente.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

A «Algarve Nature Week» deu o pontapé de saída na manhã do dia 5 de maio, com a inauguração da mostra de natureza localizada no Sítio das Quatro Águas, em Tavira. Caminhadas, observação de aves e de cetáceos, passeios de bicicleta, de barco e a cavalo, surf, stand up paddle e mergulho são algumas das atividades que os visitantes podem experimentar, sendo o primeiro dia especialmente vocacionado para a comunidade escolar. No momento de inauguração, Jorge Botelho, presidente da Câmara Municipal de Tavira, mostrou a sua satisfação pelo certame se realizar num espaço completamente renaturalizado, onde falta apenas requalificar os cais da Ilha de Tavira e das Quatro Águas. “Há muito tempo que Tavira está alinhada com a estratégia da Região de Turismo do Algarve no que toca ao turismo de natureza e noutras matérias. Para além disso, Tavira, como Comunidade Representativa em Portugal da Dieta Mediterrânica, assume uma responsabilidade acrescida na qualidade de vida, no bem-estar, no posicionar o Algarve como destino de todo o ano, à volta da gastronomia, dos passeios pedestres e de bicicleta, da observação de aves, dos desportos náuticos. É um convívio com a natureza que esta zona da Ria Formosa permite com o seu maior esplendor”, sublinhou o edil tavirense.

Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, Jorge Botelho, presidente da Câmara Municipal de Tavira e Filipe Silva, vogal do Turismo de Portugal

Para Jorge Botelho, o turismo de natureza, desportivo e náutico são fundamentais para a sustentabilidade do Algarve, daí a necessidade de haver uma estratégia adequada da parte do Turismo de Portugal e do poder central, mas também um alinhamento dos fundos comunitários vocacionados para estes setores. “As câmaras municipais são os principais motores dos seus territórios mas, individualmente, somos pouco, conjuntamente, somos muito. Os agentes políticos, económicos, sociais e culturais devem estar reunidos em torno do mesmo objetivo: preservar e valorizar o nosso património com potencial económico para que possamos ter mais visitantes ao longo de todo o ano”, defendeu, considerando que a principal missão dos políticos deve ser criar, estimular e conservar emprego. “Cultura e Património são primus inter pares daquilo que é a diferenciação de Tavira no contexto do Algarve e, felizmente, vemos outros concelhos a seguir o mesmo caminho”


Em representação do Turismo de Portugal esteve o vogal Filipe Silva, que felicitou a Região de Turismo do Algarve pela terceira edição do «Algarve Nature WeeK», um projeto “extremamente importante na qualificação do Algarve enquanto destino de «cycling & walking», uma marca que o Algarve pretende cada vez mais afirmar nos mercados internacionais”. O dirigente confirmou que a conjugação de esforços entre entidades privadas e públicas é essencial para se combater a sazonalidade do turismo algarvio e os resultados estão a aparecer no terreno. “Este primeiro ano de «cycling & walking» em parceria com o Turismo do Algarve tem sido de grandes desafios, mas também de grande empenho de todas as entidades presentes e, graças a este processo de aprendizagem, o Turismo de Portugal está mais capacitado para avançar com a mesma lógica para o restante território nacional”, revelou.
Depois do Parque Ribeirinho de Faro e do Passeio das Dunas de Quarteira/Viamoura, a «Algarve Nature Week» rumou ao Sítio das Quatro Águas, em Tavira, onde se notavam muitos jovens a participar nas várias atividades ao dispor dos visitantes. “E o futuro passa pelas nossas crianças, pela sua capacidade de sensibilizar os adultos”, evidenciou prontamente Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve. “Esta mostra insere-se numa estratégia bem definida e com objetivos bastante concretos. O território é o mesmo, só que, durante muitos anos, o foco esteve centrado no sol, praia e golfe. O facto é que, hoje, isso deixou de ser suficiente e precisamos de ter capacidade para nos reorganizarmos, para pensarmos o território numa lógica de oferta diversificada e integrada”, reforçou o homem forte do turismo algarvio.


Desidério Silva enfatizou mais uma vez que o Algarve não consegue ser sustentável se funcionar apenas quatro ou cinco meses por ano e aproveitou para falar do programa cultural «365 Algarve», cuja primeira edição termina no final de maio, retomando novamente em outubro. “Para minha alegria, estamos numa região onde os parceiros já conversam uns com os outros, já existe uma relação de confiança entre todos, porque todos contam, todos sabem o que precisam fazer e todos querem fazê-lo bem. Fidelizar o turista é um papel que cabe a cada um de nós, porque são esses visitantes que depois vão passar uma imagem positiva do Algarve”, concluiu o presidente da RTA. 
Entre sexta e domingo, os mais irrequietos encontram no «Espaço Ativo» sete pretextos para gastarem a energia. Patinagem artística, zumba, capoeira, CrossTraining, High Intensity Interval Training, ginástica acrobática e um jogo num chão gigante são a forma de pôr o público em movimento. Depois do exercício, nada melhor que abrandar o ritmo e repor o batimento cardíaco num workshop para construir aves e gaiolas algarvias ou máquinas fotográficas artesanais. Ambos decorrem no «Espaço Natureza» do recinto, onde estão previstas outras ações para miúdos e graúdos. Este ano surgem ainda três eventos associados à mostra: a 3.ª Prova do Campeonato de Vela do Algarve», prova organizada pelo Clube Náutico de Tavira e que conta com 100 embarcações de diversas classes de vela; a «Semana da Ria Formosa», que organiza uma exposição, uma ação de voluntariado ambiental e uma caminhada durante a mostra; e o «II Duatlo Cross Cidade de Tavira», promovido pelo Clube de Vela de Tavira.