No seguimento da aposta da autarquia farense em potencializar a riqueza histórica e patrimonial do concelho, vai-se agora ter a oportunidade de contemplar a obra fotográfica de Osores (J. Manuel Andrade), através da exposição «Vila Adentro, ex-líbris do Algarve», patente nos claustros do Museu Municipal de Faro de 11 de maio até 1 de junho. Conhecido pelo olhar cirúrgico com que regista a realidade através da sua máquina fotográfica, J. Manuel Andrade Osores faz deste modo de vida mais do que uma paixão, uma maneira de encarar o mundo que o rodeia.
Lembrar nesta mostra fotográfica os que conhecem a volta da «Cidade Velha» e apresentar aos que não conhecem o maravilhoso ex-líbris de Faro – a Vila Adentro, não é só mais um exercício de técnica ou de regras fotográficas, é lançar um «re-olhar», um relembrar da riqueza (património) da capital do Algarve, uma riqueza marcada pelos fortes traços mouriscos, medievais, judaicos e cristãos, é mostrar pelos seus olhos (câmara fotográfica) o pormenor escondido, a beleza esquecida e eternizá-los, cristalizando-os num aqui e agora com centenas de anos de existência.
Para J. Manuel Andrade Osores, lisboeta de nascimento, mas farense de coração que vive há mais de 50 anos na capital algarvia, a vida é como uma câmara fotográfica. É importante focar-se no que é belo, capturar os bons momentos e eternizar a beleza do que os olhos por vezes se esquecem.