Vila Real de Santo António assinala, no dia 13 de maio, o 243.º aniversário da sua fundação com um programa cultural e musical e a habitual sessão solene, durante a qual serão homenageadas personalidades que se destacaram pelo seu mérito e contributos para o concelho.
As celebrações iniciam-se com o hastear da bandeira, às 9h, seguindo-se a inauguração do projeto «Parque Aventura», no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António. Localizado à entrada da cidade, numa zona de pinhal, a pouco mais de três quilómetros de Monte Gordo, o equipamento é dedicado ao arborismo e permite quer a prática de atividades radicais, quer a prática desportiva num dos principais espaços verdes do concelho.
Pelas 10h30, tem lugar a Sessão Solene Comemorativa da Fundação de Vila Real de Santo António, no Centro Cultural António Aleixo. Durante a cerimónia, será apresentada a nova identidade gráfica da praia de Monte Gordo e será assinalada a passagem da presidência da Eurocidade do Guadiana (composta pelos municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António) para o município de Vila Real de Santo António. Este ano, entre as personalidades vila-realenses homenageadas, encontram-se o ciclista Amaro Antunes, o árbitro Nuno Almeida, o historiador Hugo Cavaco e o historiador e académico Horta Correia. Será ainda distinguida a escola de dança «Splash», pela sua representação além-fronteiras; o Lusitano Futebol Clube, por ocasião do seu centenário; o grupo «Cantar de Amigos»; as forças policiais do concelho, assim como os órgãos de comunicação com sede no município, nomeadamente o Jornal do Algarve e a Rádio Guadiana. Durante a cerimónia serão também entregues diplomas de mérito aos melhores alunos e aos funcionários autárquicos com 18 ou mais anos de serviço.
Também no dia da cidade, a partir das 17h, o Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe o torneio de futebol «Amizade Centenário» (que oporá o Lusitano FC, o CD Beja e o Vitória de Setúbal), assim como o torneio de veteranos (que colocará frente a frente o Padel Clube de Vila Real de Santo António e os veteranos do Beira Mar). Às 21h30, a Praça Marquês de Pombal será palco de um espetáculo de fado com Elsa Jerónimo, Nádia Catarro e Renato Nené. Os festejos encerram, às 23h, com a companhia de teatro II Acto, que irá apresentar «O Incêndio», uma recriação histórica que recorda o fogo de 1908 ocorrido nos Paços do Concelho.
Igualmente no dia 13 de maio, a partir das 18h, tem início o Cortejo Histórico e Etnográfico, cujo percurso, com início no Arquivo Histórico Municipal, percorrerá as principais ruas de Vila Real de Santo António e terminará na Praça Marquês de Pombal. A iniciativa aborda quatro séculos de história, com alguns dos mais importantes episódios que marcaram a identidade do concelho, e faz um retrato cronológico desde a fundação da vila até aos nossos dias. Também até domingo, a Praça Marquês de Pombal recebe a Feira Histórica, entre as 10h e as 23h, e recua à Idade das Luzes, com um conjunto de recriações de época e venda de artesanato e produtos típicos.