A pequena Aldeia da Senhora do Forte volta a preparar uma grande festa, desta vez para assinalar o 24.º aniversário da sua inauguração e para proceder, pelo quinto ano consecutivo, à Receção ao Verão IN Lagos. O evento tem lugar, no dia 17 de junho, a partir das 17h, no Museu de Lagos, com entrada livre, e inclui a 7.ª Assembleia do Povo, entrega de diplomas aos novos Amigos, apresentação de um livro de Lara Magalhães e um pequeno concerto pelo grupo coral «Brumas do Mar». A iniciativa termina com a partilha do Bolo da Festa (do tamanho da praça principal da Aldeia), como sempre, confecionado e oferecido aos presentes pelo pasteleiro Mestre Alberto Costa.
A Senhora do Forte é a aldeia mais pequena de Portugal, mas isso não a impede de querer ombrear com os grandes centros urbanos em vontade de servir os seus residentes e visitantes com várias iniciativas, algumas bastantes originais. Recorde-se que a sua Festa obteve, em 2011, o primeiro prémio da Paisagem Mediterrânica e passou a constar do Catálogo de Boas-Práticas editado pelo programa comunitário PAYS-MED-URBAN.
A Aldeia da Senhora do Forte foi construída por Pedro Reis, ao longo de cinco mil e 300 horas e doada ao Museu de Lagos, em 1993. O seu traçado urbanístico e as belezas naturais foram cuidadosamente aproveitados e respeitados e tem registado uma afluência cada vez maior de turistas, sendo hoje uma das localidades do Algarve mais procuradas.