Os Municípios de Lagoa, Algarve e Lagoa, Açores, estão geminados desde 2008 e, nesse âmbito, têm sido realizadas várias iniciativas no sentido de estreitar as relações institucionais e promover uma maior e mais efetiva aproximação das populações. Nessa perspetiva, um grupo de alunos dos 5.º e 6.º anos do Agrupamento de Escolas Rio Arade, acompanhado por três professores, fez uma visita de estudo ao Concelho de Lagoa, na Ilha de São Miguel, de 30 de maio a 5 de junho.
No primeiro dia, o grupo foi recebido nos Paços do Concelho pela Presidente da Câmara, Cristina Calixto Dec Mota, e restante Executivo, bem como membros do Gabinete de Apoio à Presidência. Durante a sua intervenção, a Presidente realçou que a visita fortalecia a geminação estabelecida com a sua congénere algarvia na realização de atividades que fomentem o conhecimento de ambos os territórios, não só na sua diversidade, em termos culturais, educacionais, sociais, turísticos e económicos, mas também no que eles têm de semelhante, como seja o nome e a atividade piscatória e a cerâmica, entre outras.
O grupo de alunos e professores algarvios ficou alojado na Pousada da Juventude, pertença daquele Município, tendo usufruído de um programa completo que passou por visitas diversas ao Concelho de Lagoa, bem como a locais emblemáticos da Ilha de São Miguel, nomeadamente à Fábrica de Chá da Gorreana, Centro Histórico da Ribeira Grande, Mercearia Central, Complexo das Piscinas de porto Caneiros, Expolab, Lagoa das Sete Cidades, Cidade de Ponta Delgada, Parque Atlântico e Portas do Mar, Cerâmica Vieira, Convento dos Franciscanos, Casa das Memórias, Biblioteca Municipal, Furnas e Jardim Terra Nostra. Os alunos algarvios tiveram ainda oportunidade de interagir com os seus colegas açorianos, participando em diversas atividades organizadas pela Escola Secundária de Lagoa e pela Escola Básica Integrada de Água de Pau.
No próximo ano letivo será a vez de Lagoa, Algarve receber um grupo de alunos de Lagoa dos Açores, no âmbito do acordado entre os Executivos Municipais.