A Sociedade Polis Litoral Ria Formosa deu luz verde ao projeto de valorização hidrodinâmica da barra da Armona e alimentação artificial da Praia dos Cavacos. “Ver o concelho de Olhão com mais uma zona balnear, ainda por cima enquadrada numa paisagem como a da praia dos Cavacos, é motivo redobrado de satisfação. Esta intervenção, a par de outra que esperamos aconteça a tão breve trecho quanto possível, na zona poente da Avenida 5 de Outubro, devolverá ao concelho de Olhão outras tantas praias continentais, que fazem parte do imaginário dos olhanenses”, referiu António Miguel Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão.
Esta valorização hidrodinâmica tem como objetivos complementares a remoção de sedimentos nos canais da bacia de manobra do cais da ilha da Armona e a sua utilização na alimentação artificial da praia dos Cavacos. O custo total da intervenção é de cerca de 150 mil euros, com financiamento comunitário através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, sendo a contrapartida nacional assegurada pelo capital social da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa. O projeto encontra-se já terminado, encontrando-se neste momento em fase de conclusão os procedimentos de contratação da execução da empreitada e da prestação de serviços de fiscalização. O prazo de execução é de 60 dias.
Para além dos objetivos já enunciados, perspetiva-se, igualmente, com a alimentação artificial da praia dos Cavacos, aumentar a hidrodinâmica lagunar, potenciando uma maior área de influência do «prisma de maré» da barra da Armona, com a consequente diminuição da deformação das marés e melhoria dos valores naturais do sistema, através do aumento da taxa de renovação da água. A intervenção irá também proporcionar uma maior mobilidade às atividades piscatórias, através da melhoria das condições de navegabilidade dos canais, e da exploração de viveiros, com o aumento da circulação de nutrientes, uma menor hipótese de concentração de possíveis produtos tóxicos e uma maior disponibilidade de oxigénio na coluna de água.