Lagoa recebe, de 28 de junho a 1 de julho, os Campeonatos Nacionais Escolares de Iniciados, no âmbito do Desporto Escolar Algarve. A competição tem em conta uma maior aposta na componente social e cultural e prevê-se a participação de mil e 188 atletas (femininos e masculinos) em dez modalidades desportivas – Futsal, Voleibol, Andebol, Basquetebol, Badminton, Atletismo, Ténis, Patinagem, Golfe e Vela.
As provas realizam-se no Pavilhão Municipal Jacinto Correia, Estádio Municipal da Belavista (Parchal), Pavilhões das Escolas EB Jacinto Correia, Rio Arade (Parchal) e João Cónim (Estômbar), ESPAMOL, Pavilhão e Patinódromo da Nobel International School, Pavilhão Municipal de Ferragudo, Campo de Golfe do Gramacho, Clube de Ténis do Carvoeiro, Pavilhão do Silves Futebol Clube e das Escolas EB António Costa Contreiras (Armação de Pera) e EB Bemposta (Portimão) e Clube Náutico de Portimão. Os alunos e professores participantes ficarão alojados nas Escolas Jacinto Correia e ESPAMOL (Lagoa), Rio Arade (Parchal), João Cónim (Estômbar) e Dr. António da Costa Contreiras (Armação de Pera).
No dia 28 acontece, a partir das 15h, a chegada das comitivas à FATACIL onde, após o jantar, terá lugar decorrerá a Cerimónia de Abertura, pelas 21h. As competições arrancam no dia seguinte, às 9h. No encerramento desta jornada de convívio, no dia 1 de julho, será feita a passagem simbólica à Região responsável pela organização dos próximos Campeonatos Nacionais Escolares.