Castro Marim comemora Dia do Município com concerto da Ala dos Namorados


Castro Marim celebra o seu feriado municipal a 24 de junho com um rico e diversificado programa cultural, numa homenagem a Castro Marim, às suas gentes e à sua história. Os pontos altos do cartaz para as comemorações deste ano são a inauguração da exposição de fotografia «Paisagens - Sal a Sul | Castro Marim» e o concerto da Ala dos Namorados.
As comemorações começam na véspera, dia 23 de junho, com destaque para o Grande Arraial de São João, que anima a Praça 1.º de Maio da vila e cujo ex-líbris é a cerimónia de entrega de prémios às associações locais participantes no XVIII Concurso de Mastros, que decorreu durante este mês. No mesmo dia acontece, pelas 19h, a inauguração da exposição de trabalhos da Universidade do Tempo Livre (UTL), que ficará patente no Mercado local de Castro Marim, juntamente com a exposição «Entre Memórias e Retalhos», até ao dia 16 de agosto. Os alunos da UTL irão ainda protagonizar o desfile «Atelier Arte & Património».
O dia 24 de junho começa com o hastear da bandeira, às 9h, depois, a Banda Musical Castromarinense faz a Arruada, seguindo-se uma missa, pelas 9h30, na Igreja de Nossa Senhora dos Mártires. Às 11h, a Biblioteca Municipal de Castro Marim vai acolher a sessão solene, onde a autarquia de Castro Marim irá homenagear personalidades ligadas ao «Melhor Sal do Mundo», motivo de orgulho e de distinção e que tem levado o nome de Castro Marim além-fronteiras. Serão também distinguidos os melhores alunos do Agrupamento de Escolas no ano letivo 2016/17 e os funcionários da Câmara Municipal de Castro Marim com mais de 20 anos de serviço, cerca de 30 trabalhadores. 
As celebrações continuam na Casa do Sal, com a inauguração da exposição de fotografia aérea «Paisagens - Sal a Sul», um misto de fotografia, poesia e outro olhar. Este trabalho reúne um ano de observação sobre a incomparável paisagem das salinas de Castro Marim, “um Castro Marim visto de cima num rendilhado geométrico de salinas, serpenteado pelos canais que nos ligam ao Rio Guadiana, numa tela de várias cores”, diz a vereadora da Cultura, Filomena Sintra.  O programa das comemorações do 24 de junho termina no Revelim de Santo António, em Castro Marim, com um concerto da Ala dos Namorados, a partir das 22h. 


0 comentários:

Enviar um comentário