Desfile de Marchas e bailes agitam Santos Populares do concelho de Loulé


As celebrações dos Santos Populares no Concelho de Loulé têm o seu momento mais importante no desfile das Marchas Populares de Quarteira mas este ano, tanto nesta cidade como em Loulé, os bailes também vão animar as festas de Santo António, S. João e S. Pedro.
Nos dias 12, 23 e 28 de junho, a partir das 21h, o Calçadão de Quarteira vai encher-se de cor, música e dança com o desfile de sete marchas em representação das artérias e bairros da cidade, naquela que é uma das mais tradicionais manifestações etnográficas do litoral algarvio e cartaz turístico por excelência da região. Nesta edição participam a Fundação António Aleixo («Quarteira mostra-se ao Mundo»), Florinhas de Quarteira («As nossas oliveiras»), Rua Vasco da Gama («Gentes da minha terra»), Rua da Cabine («Quarteira.pt»), Rua Gago Coutinho («As noivas de Santo António»), Rua do Outeiro («Lenda do Mar») e Poeta Pardal («Sobre a terra e sobre o mar»).
Foi na década de 90 que a dedicação dos quarteirenses às Marchas Populares aumentou gradualmente. Em 1995, a APROMAR – Associação Promotora das Marchas Populares passa a ser a entidade organizadora do evento, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia. Ao longo dos anos, este desfile tornou-se um espetáculo grandioso apreciado pelos milhares de turistas que se encontram de férias na região por esta altura do ano, um cartaz etnográfico e uma importante manifestação da cultura popular desta antiga aldeia piscatória.
As Marchas de Quarteira são marcadas pela dedicação e bairrismo de todos os participantes e distinguem-se dos demais eventos do género que se realizam pelo país fora por decorrerem por altura dos três Santos Populares e por reunirem pessoas de várias gerações. Como reconhecimento do trabalho que tem sido realizado por estas Marchas, nomeadamente ao nível do aumento da qualidade das coreografias, da criação musical e da elaboração dos trajes, a Rua da Cabine participa este ano nas Marchas Populares de Lisboa, na noite de Santo António, a convite da entidade que organiza o desfile lisboeta.


Paralelamente ao desfile das Marchas, a cidade de Quarteira vai viver por estes dias um ambiente verdadeiramente festivo, com arraiais e bailes onde não faltam os petiscos como a sardinha assada e o caldo verde e muita animação. Nos dias 9 e 10 de junho, Vera Mónica é a artista convidada do baile na Rua da Gaivota. No dia 12, é a vez da Rua do Pinheiro receber um baile animado por Hélder Pires e, no dia 16, José Manuel Passadinhas leva a animação musical à Rua das Laranjeiras. Estão previstos ainda bailes na Rua da Cabine, nos dias 23 e 24 de junho, com Vera Mónica, e dia 28, na Rua do Pinheiro, com Kim Gonçalves.
Também a cidade de Loulé irá assinalar os Santos Populares com a realização de bailes abertos à população, de entrada livre. Na freguesia de S. Clemente, o palco da animação será o Largo do Tribunal, nos dias 12, 23 e 28 de junho, com bailes (20h) e espetáculos musicais (22h30). A Marcha de S. Clemente atua nos três dias, às 22h. No dia 12, o Grupo Fora D’Horas e a Banda Hi-Fi sobem ao palco. Para o dia 23, os convidados são David Pedro e a Ganda Banda. Já no dia 28, a animação vai estar a cargo de Valter Reis e Banda Xeques Orquestra.
Os Bailes dos Mastros, mais uma tradição associada aos Santos Populares, regressam à freguesia de S. Sebastião. Para além dos petiscos e da venda de manjericos, a música e a dança são o ponto forte desta iniciativa. João do Carmo, no dia 13 de junho, Rita Melo, no dia 24 de junho, e Humberto Silva, no dia 29 de junho, são os artistas que fazem a festa.