Dia 17 de junho, às 18h, inaugura no Museu de Portimão a exposição de fotografia aérea «Voando sobre Portimão», de Bruno Fonseca e Ramiro Spinedi. Foi voando sobre Portimão, no parapente motorizado de Ramiro Spinedi, que o fotógrafo Bruno Fonseca captou a sequência de fotografias que dão a conhecer a cidade e a sua envolvente.
A exposição está dividida em cinco áreas: Portimão, Praia da Rocha, Praias de Portimão e Alvor, Alvor e Ferragudo (Freguesia do Concelho de Lagoa e parte da envolvente visual de Portimão) com vistas distantes e aproximadas, abordando tanto o património edificado como a paisagem natural, apoiando-se em fotografias obtidas com vários tipos de luz ao longo do dia, desde o nascer-do-sol até ao início da noite. Quem observar as imagens selecionadas ficará com uma ideia mais concreta da cidade e da sua aérea circundante. Irá perceber como se organiza, conhecer mais sobre a sua riqueza natural e de como concentra, numa relativa pequena extensão de território a história, a diversidades dos seus equipamentos, a qualidade internacional das suas praias, o campo, a serra aqui tão perto e a estreita relação entre o rio, as ribeiras e o oceano Atlântico.
Bruno Fonseca, natural de Santarém, conhece Portimão quando criança onde passava férias com os pais todos os anos, tendo aí vindo a residir aquando do seu ingresso no Pólo de Portimão da Universidade do Algarve. Conhece Ramiro Spinedi, natural de Buenos Aires, em 2003, quando ambos faziam animação turística na Praia da Rocha. Nessa altura, Ramiro Spinedi já praticava parapente sem motor, tendo vindo a dedicar-se exclusivamente à prática de parapente motorizado, sendo de momento uma referência neste desporto. Há quatro anos decidem criar este projeto que alia o interesse pela fotografia de Bruno Fonseca com a perícia de voo de Ramiro Spinedi, propondo-se a captar a cidade e sua envolvente com ângulos pouco usuais e a mostrar toda a riqueza visual de Portimão.