Depois do sucesso da primeira edição, o monte da Fornalha e os seus três habitantes voltam a receber, no dia 8 de julho, mais uma edição da Festa da Fornalha, transformando a calma e pacatez vivida naquele monte serrano num dia de genuína animação. A Fornalha, monte com três habitantes situado em pleno interior do Concelho de Loulé, no limite da freguesia de Salir com a freguesia do Ameixial, serve de palco a mais um dia de festa serrana, conjugando paisagens deslumbrantes com a tradicional gastronomia serrana, aos quais se juntam várias atuações musicais e ainda a realização de um passeio pedestre pelo interior da Serra do Caldeirão.
A beleza natural da serra do Caldeirão cativou no ano passado, na primeira edição da Festa, centenas de visitantes, que se deslocaram à Fornalha e se deixaram fascinar com tanta animação e alegria. Para este ano, e já depois da Festa ter sido alvo de destaque por parte do programa «A Tarde é Sua», da TVI, a organização volta a apostar naquilo que de mais característico tem a serra algarvia, fazendo parte do programa a atuação de vários acordeonistas, do grupo musical BailaSons e ainda do grupo etnográfico da Cortelha. No que diz respeito à gastronomia, não faltarão os bons petiscos serranos, onde se destacam os caracóis, vários grelhados, porco no espeto e a açorda.
Integrado no programa da festa está ainda um passeio pedestre, que combinará a natureza com o desporto e bem-estar, dando a conhecer aos visitantes os mais recônditos lugares da Serra do Caldeirão. Aproveitando ainda o cenário natural da Serra do Caldeirão, os interessados terão também a possibilidade de acampar, podendo assim desfrutar ainda mais da festa. A Festa da Fornalha conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.