Numa iniciativa promovida pelo Município de Silves, Armação de Pêra vai ser palco de mais uma edição do Festival da Caldeirada e do Mar. O evento decorre entre 3 e 11 de junho e conta com a participação de 15 restaurantes locais, que irão apresentar diversas sugestões ligadas à caldeirada e aos sabores do mar. A Grelha, A Tasca, Casa D’Avó, Churrasqueira Balbino, Coentros, Marisqueira Hera, Novo Almadrava, O Casarão, O Fernando, O Pelintra, O Silvense, Olivalmar, Pôr-do-sol (no Hotel Holiday Inn), Rocha da Palha e Vista Mar são os estabelecimentos aderentes.
De acordo com a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, o Festival da Caldeirada e do Mar homenageia e valoriza “a marca identitária de um povo trabalhador e corajoso, as tradições, as vivências e a cultura de gerações sucessivas de Armacenenses que construíram e estruturaram a sua vida em torno do mar”. A autarca salientou que o evento é sinónimo de dinamização e promoção da economia local, através do estímulo ao segmento da restauração que, “apostando numa ementa própria ligada aos recursos do mar, que se alarga também à laranja, aos vinhos de Silves e a outros produtos da região algarvia, proporcionará o reforço do número de turistas e visitantes, num contexto peculiar em que será possível saborear a qualidade da Caldeirada e outros pratos tradicionais”.
Este evento conta com o apoio da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Rota dos Vinhos do Algarve.