Já estão abertas as inscrições para a 9ª edição as Férias Ativas de Verão do concelho de Castro Marim. A iniciativa, que começa no dia 26 de junho, destina-se a todas as crianças e jovens, dos 6 aos 15 anos, e proporciona-lhes um conjunto de atividades socioculturais e recreativas, sendo, simultaneamente, um apoio fulcral para os pais e encarregados de educação que, nesta altura do ano, se preocupam com a melhor forma de ocupar os tempos livres dos seus educandos enquanto trabalham.
Este ano, as crianças e jovens das férias ativas vão poder experimentar workshops de cozinha saudável, jogos interativos e de expressões plásticas na Biblioteca Municipal, visitas lúdico-culturais, jogos tradicionais, visionamento de filmes, idas à praia da Alagoa/ Altura, judo, BTT, ténis, defesa pessoal, futebol, entre muitas outras atividades. Um destaque ainda para o golfe, na sequência de um protocolo celebrado, no final do mês de maio, entre a Câmara Municipal de Castro Marim, o Castro Marim Golfe e a Quinta do Vale Golf.
Tal como no ano anterior, as inscrições também estão abertas para crianças e jovens de fora do concelho, ficando limitadas ao número de vagas existentes, mediante os critérios de admissão estipulados, com um custo de 40 euros semanais, refeição incluída. O seguro tem um custo de 28 euros, pago uma única vez. O transporte das crianças até aos locais das atividades terá de ser assegurado pelos respetivos pais ou encarregados de educação. 
As Férias Ativas de Verão 2017 são uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim e da empresa municipal Novbaesuris. As Férias Ativas serão encerradas no dia 8 de setembro, proporcionando um Verão preenchido de atividades educacionais e formativas, para além de quebrarem rotinas e promoverem um desenvolvimento harmonioso, contribuindo para o equilíbrio físico, psicológico e social das crianças.