No âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 5 de junho, foram desenvolvidas pela autarquia de Lagos várias atividades visando a sensibilização de diversos públicos para a importância e necessidade de preservar o ambiente, das quais se destaca a inauguração da Estação da Biodiversidade da Barragem da Bravura, no dia 6.
As Estações da Biodiversidade resultam de um projeto desenvolvido pela TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, e concretizam-se em percursos pedestres curtos, sinalizados no terreno através de nove painéis informativos sobre as riquezas biológicas a observar pelos visitantes. Cada estação está localizada num local de elevada riqueza específica e paisagística, representativa dos habitats característicos da área.
Os principais objetivos deste projeto são aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade, contribuir para a valorização do património natural e, especialmente, promover a participação dos cidadãos na inventariação da nossa fauna e flora. Assim, qualquer pessoa, independentemente da profissão e idade (dos 7 aos 77 anos), pode dirigir-se a uma Estação da Biodiversidade e colaborar ativamente na sua inventariação e monitorização.
A inauguração da Estação de Biodiversidade da Barragem da Bravura, localizada na Estrada da Central, contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, do Vereador com o pelouro do Ambiente, Paulo Jorge Reis, bem como de elementos da TAGIS, que dinamizaram visitas guiadas ao longo do dia com as escolas de Lagos e grupos de seniores dos Lares da Santa Casa da Misericórdia de Lagos e do projeto da autarquia «Saúde em Movimento». As visitas contaram com a participação de um total de 30 seniores e 168 alunos, de oito turmas e quatro escolas do 1.º ciclo do ensino público (Escola do Bairro Operário, Escola de Santa Maria, Escola de Bensafrim e Escola da Ameijeira). Na iniciativa marcou igualmente presença o Centro Ciência Viva de Lagos, que dinamizou diversas atividades sobre a temática da biodiversidade.
Ainda integrada nestas Comemorações, também a autarquia acolheu, no átrio do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, a exposição temática «Plásticos – Até quando a nossa indiferença?», promovida pelo Parque Zoológico de Lagos. No mesmo local esteve ainda patente uma outra exposição de trabalhos feitos com materiais reutilizáveis elaborados pelas artesãs dos Grupos «Cores e Pinceladas» e «Pinturas ABC Espichense», de Almádena e Espiche, respetivamente.