«História do Condado de Vila Nova de Portimão (1465-1698)» é o mais recente trabalho literário do genealogista e escritor portimonense Nuno Campos Inácio e vai ser apresentado, no dia 16 de junho, pelas 21h, no Auditório do Museu Municipal de Portimão. Com 260 páginas, esta é a primeira obra publicada que aborda em exclusivo as origens históricas da atual cidade de Portimão, resultando a sua elaboração da consulta de mais de um milhar de documentos originais e, na esmagadora maioria, completamente inéditos que, na opinião do autor, alteram drasticamente a noção que a população tem sobre as origens de Portimão.
Além de abordar a história da localidade, o autor preocupou-se em elaborar uma biografia para cada um dos Senhores e Condes de Vila Nova de Portimão. A obra, prefaciada por Pedro Manuel Pereira, Doutorado em História, será apresentada pelo também escritor João Nuno Aurélio Marcos e é da chancela da Arandis Editora. A cerimónia de apresentação será enriquecida com dois momentos musicais a cargo de jovens portimonenses, a quem o autor dedica a presente obra.
A atuação de abertura ficará a cargo do Coro Juvenil do Grupo Coral Adágio, cabendo o encerramento à Orquestra Bach, da Academia de Música de Lagos e Conservatórios de Música de Portimão e Lagoa, que terá como convidados especiais o acordeonista Francisco Monteiro, a cantora Beatriz Gonçalves e o Conjunto Aclive. A cerimónia será apresentada por Fátima Peres e Júlio Ferreira.