«Escrytos – crónicas e ensaios sobre cultura contemporânea (2013-2017)», dá nome à mais recente obra do investigador Paulo Pires, a apresentar ao público no dia 15 de junho, pelas 19h, em pleno largo de São Sebastião, em São Brás de Alportel. Este momento cultural trará uma emoção especial ao recém-requalificado núcleo urbano são-brasense, com momentos de partilha e reflexão sobre um conjunto de trabalhos de autoria de Paulo Pires e que agora ganham novo ânimo nesta compilação que trata diversos assuntos da área da cultura.
Os textos reunidos nesta compilação foram publicados inicialmente em jornais, suplementos, revistas e websites de âmbito cultural entre janeiro de 2013 e abril de 2017 e têm como enfoque central a área da Cultura, nomeadamente questões ligadas à Programação e Mediação Culturais, Artes Performativas, Literatura e Leitura/Bibliotecas, integrando ainda reflexões, quer sobre alguns projetos específicos que o autor desenvolveu, a esses níveis, em contexto profissional, quer em torno de temáticas sociológicas e educacionais. “São textos inacabados, abertos e de questionamento crítico, que resultam de uma necessidade pessoal (e profissional) de reflexão e de produzir pensamento, vários deles cruzando-se com perspetivas sociológicas e não poucas vezes temperados pelo sal da poesia”, explica Paulo Pires.
Este encontro com a cultura reserva ainda um momento musical abrilhantado pelo músico são-brasense Ricardo Martins, conceituado mestre na guitarra portuguesa. A obra é editada pela Arranha-Céus e conta com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.