Portimão é um concelho rico em história e cultura, representado através das várias estruturas e edifícios históricos que se encontram espalhados por uma área que vai desde a cidade de Portimão até à vila de Alvor. Nesse sentido, e nas noites de Verão, a Câmara Municipal de Portimão desafia os residentes e os turistas a descobrirem locais de interesse cultural de Alvor e Portimão à luz das estrelas. Ao todo, serão promovidos quatro passeios culturais noturnos, dois à descoberta do Património Islâmico de Alvor e dois pelo Centro Histórico de Portimão.
Na vila piscatória de Alvor, haverá passeios no dia 14 de julho e 11 de agosto. Aqui, será dada a conhecer a herança islâmica de Alvor, onde figuram construções com cerca de mil anos. A vila possui três edifícios de planta centralizada, atualmente transformados em pequenas capelas, cuja função e cronologia iniciais remontam à época islâmica. Serão visitados o Morabito de São Pedro, o Morabito anexo à Igreja Matriz de Alvor e este edifício religioso, o Museu Etnográfico, o Castelo e a arquitetura civil. O ponto de encontro, para estas duas visitas é o Morabito de São Pedro, situado perto do Cemitério de Alvor, às 21h.


Nos dias 28 de julho e 18 de agosto será a vez de mostrar as riquezas culturais da baixa de Portimão num passeio em busca de paisagens urbanas que caracterizam e dão personalidade ao coração da cidade. Este passeio terá início às 21h, com ponto de encontro no Coreto situado na Praça Manuel Teixeira Gomes, e os participantes serão convidados a percorrer o trajeto entre a Praça Manuel Teixeira Gomes, o Jardim Bívar, a Casa Manuel Teixeira Gomes, o Largo 1.º de Dezembro, a Igreja Matriz, Alameda da Republica, e Largo 1.º de Maio, guiados pela equipa do Gabinete do Património da autarquia.
Os passeios culturais noturnos visam conjugar as temperaturas amenas de verão com o acréscimo de visitantes da época, proporcionando aos locais e visitantes experiências culturais diferentes pelo contacto com os monumentos e espaços emblemáticos do concelho. São organizados pela Câmara Municipal de Portimão e têm o apoio da Junta de Freguesia de Portimão, da Junta de Freguesia de Alvor, do ISMAT (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes) e da Santa Casa da Misericórdia de Alvor.