Santos Populares animam mês de junho em Castro Marim


Como manda a tradição, o Município de Castro Marim vai-se encher de manjericos e cheirar a alecrim ao longo de todo o mês de junho e com os Santos Populares chega também o tradicional Concurso de Mastros, este ano na sua 18ª edição. As marchas, as fogueiras, os balões, os manjericos, o alecrim, o rosmaninho e as sardinhas assadas, os marcos incontornáveis da cultura popular, vão juntar-se às quadras alusivas aos Santos Populares e celebrar esta tradição portuguesa.
As várias associações locais estão a trabalhar arduamente na criação dos mastros tradicionais, que um júri constituído para o efeito depois avaliará e premiará no Arraial de São João, dia 23 de junho, na Praça 1.º de Maio, em Castro Marim. Os critérios de avaliação são os aspetos tradicionais, a originalidade e a imaginação nas quadras alusivas aos Santos Populares.
O XVII Concurso de Mastros é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e conta com a colaboração das associações e clubes locais: Associação Cultural «Amendoeiras em Flor», Associação Recreativa e Cultural dos Amigos de Alta Mora, Associação Social da Freguesia de Odeleite, Campesino Recreativo Futebol Clube, Casa do Povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal, Clube de Junqueira, Grupo Desportivo e Cultural de Rio Seco, «Mito Algarvio» – Associação de Acordeonistas do Algarve e Sociedade Recreativa e Popular /Banda Musical Castromarinense.