A exposição Mostra de Artistas de Lagos – MALA surgiu, em 2005, da vontade do Município de Lagos em apoiar, divulgar e promover a vocação dos artistas que ali nasceram, residem ou trabalham, na área das artes plásticas, convocando, assim, diversas sensibilidades artísticas e explorando técnicas como a pintura, a escultura, a fotografia, o desenho, a cerâmica e a instalação de vídeo. Fruto das cinco edições passadas, esta é já uma iniciativa enraizada no campo das artes plásticas e no meio artístico lacobrigense.
Nesta 6ª edição participaram 83 artistas, num total de 158 obras, o que traduz o bom resultado da estratégia que tem vindo a ser desenvolvida em prol da promoção e valorização do património, da cultura e do apoio à criação artística, em alternativa, mas também em complemento aos produtos turísticos tradicionais, fundamentais para o combate à sazonalidade. Os vencedores das obras a concurso vão receber os seus prémios numa cerimónia que vai decorrer nos Antigos Paços do Concelho, no dia 16 de junho, às 21h30, e que contará com a presença do executivo municipal e demais entidades convidadas.
O artista Peter Jones, com a obra «Lucian Freud at Work», foi o grande vencedor do concurso, que este ano teve uma novidade, o prémio revelação jovem artista de Lagos, atribuído a Catarina Correia, pelo trabalho «Paisagem». A MALA, integrada este ano no programa «365 Algarve», está patente até ao próximo dia 1 de julho em vários espaços – Antigos Paços do Concelho, Fortaleza Ponta da Bandeira, Museu Municipal Dr. José Formosinho e Centro Cultural de Lagos e a entrada para ver esta mostra é livre.