No âmbito da sua política educativa de apoio aos alunos e às famílias, a Câmara Municipal de Loulé decidiu alargar a atribuição gratuita de manuais escolares aos alunos do 2.º Ciclo, ou seja, aos estudantes que no ano letivo de 2017/18 irão frequentar os 5.º e 6.º anos. Assim, para além dos manuais escolares, os alunos que se encontrem nestes anos de ensino irão receber igualmente os livros de fichas das respetivas disciplinas.
No ano em que, pela primeira vez, o Governo irá atribuir manuais escolares ao 1.º Ciclo – 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos – a Autarquia de Loulé irá também complementar este apoio, com a entrega gratuita das fichas das disciplinas que fazem parte do currículo do 1.º Ciclo (Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês), bem como um Dicionário e uma Gramática de Língua Portuguesa. A distribuição dos manuais terá início no mês de setembro, mas os encarregados de educação ficam desde já informados desta iniciativa da Autarquia que irá permitir canalizar o investimento previsto para outras áreas da economia familiar.
Recorde-se que, desde o ano de 2015, a Câmara Municipal de Loulé atribui gratuitamente manuais e livros de fichas ao 1.º Ciclo, o que tem constituído uma ajuda importante para as famílias do Concelho de Loulé que, cada vez mais, sentem o peso desta despesa escolar no seu orçamento familiar. Este alargamento ao 2.º Ciclo é ainda mais relevante já que é neste ciclo de ensino que as despesas com o ensino são mais elevadas.