No âmbito do tema definido pela Câmara Municipal de Lagoa para o ano de 2017 «Património – Olhar o passado rumo ao futuro» surge a iniciativa «Maravilhas de Lagoa», com a qual se pretende dar a conhecer os muitos sítios e monumentos do concelho, promovendo, ao mesmo tempo, a necessidade de os salvaguardar e preservar. Conhecer e mostrar este conjunto de algumas das melhores expressões do Património de Lagoa é um passo importante para valorizar e preservar as mais emblemáticas maravilhas paisagísticas, culturais e artísticas do Concelho, fazendo notar a sua importância singular, tanto junto das populações locais como de quem o visita.
Assim, até 31 de agosto, os habitantes, visitantes e amigos de Lagoa estão convidados a (re)descobrir o Património do Concelho, escolhendo as «5 Maravilhas do Concelho de Lagoa» entre as dez em destaque: Paisagem Natural da Orla Costeira; Promontório da Senhora da Rocha; Igreja de Nossa Senhora da Encarnação (Porches); Convento de S. José (Lagoa); Igreja de Nossa Senhora da Luz (Lagoa); Igreja de S. Tiago (Estômbar); Igrejas da Misericórdia: Lagoa e Estômbar; Parque Municipal do Sítio das Fontes; Capela de Santo António (Mexilhoeira da Carregação); Casco urbano tradicional de Ferragudo.
Através da observação e análise de um vasto conjunto de sítios, edifícios e conjuntos patrimoniais do Concelho, destacam-se nesta primeira edição dez destes espaços e sítios que serão explorados e integrados na dinâmica comunitária, levando a uma apropriação dos mesmos pelas Associações locais que os irão promover com o apoio da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia. O convite para participar no processo de escolha das «5 Maravilhas do Concelho de Lagoa» é alargado a todos os cidadãos, portugueses e estrangeiros residentes no concelho ou fora deste, que podem votar através da APP «Maravilhas de Lagoa». A fase final da votação terá o seu ponto alto na FATACIL 2017, sendo os vencedores apresentados numa gala a ter lugar a 2 de setembro, no Centro de Congressos do Arade.