Altura acolheu, de 30 de junho a 2 de julho, as Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria, santa devota das gentes desta freguesia e cuja expressão de fé se traduz na realização da Procissão em honra da padroeira. Força motriz destas celebrações, a tradição religiosa tem-se consolidado de ano para ano, ganhando cada vez mais força junto da comunidade alturense, mas atraindo também os turistas que escolhem Altura como destino de férias.
O artesanato é outro dos pilares destas celebrações, com mais de 50 expositores a animarem estas Festas, entre artesãos com demonstrações dos seus saberes artesanais e uma enorme variedade de venda de doces e iguarias locais e regionais. A animação musical começou com os grupos de dança das Arutla (Altura) e das Super Flash (Caldas da Rainha), que animaram a noite de sexta-feira. O concerto de Rita Guerra marcou o sábado e, no domingo, foi a vez do desfile etnográfico da Associação Cultural Amendoeiras em Flor, da Marcha Popular da Bordeira e dos «Corazón Cubano Band».
As Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria foram uma organização conjunta da Paróquia de Altura, Junta de Freguesia de Altura, Clube Recreativo Alturense e Câmara Municipal de Castro Marim.