A Direção Regional do Algarve do IPDJ, em Faro, inaugura, no dia 7 de julho, pelas 21h, na sua Galeria, a exposição/instalação «UM PLANETA RESILIENTE 2 – Fragmentos com humor de um planeta não muito distante», de Phermad,  seguida, pelas 21h30, do lançamento do livro «Lugares e Palavras do Algarve».
Cartoons, caricaturas, bandas desenhadas e outros devaneios criativos compõem a exposição «UM PLANETA RESILIENTE 2 – Fragmentos com humor de um planeta não muito distante», de Fernando Madeira, que assina sob pseudónimo de Phermad. Fernando Madeira desenvolve os mais diversos projetos nas áreas de ilustração, bd, storyboard, animação, design, fotografia e vídeo. São cerca de 20 anos em trilhos criativos, com uma colaboração editorial diversa, vários projetos premiados e distinções em concursos nacionais e internacionais, e com trabalhos de cartoon e caricatura selecionados para catálogos e participação em diversas exposições individuais e coletivas. Foi diretor e impulsionador do «Terminal Studios» núcleo de bd e animação do Algarve, um coletivo informal que desde 1998 espalha a mensagem da nona arte nas escolas, mercados, praças, avenidas, ruas e ruelas.  
«Lugares e Palavras do Algarve» é o novo projeto literário da editora «Lugar da Palavra», sucedendo a «Lugares e Palavras do Porto» e «Lugares e Palavras de Lisboa». A obra é escrita por autores emergentes da região do Algarve, com a coordenação de Miguel Brito de Oliveira e João Carlos Brito, com textos de Ana Pereira, Diogo Simão, Filipe Pires, João Duarte, Marco Gago, Miguel Brito de Oliveira, Nuno Soares e Roberto Leandro. «Lugares e Palavras do Algarve» pretende dignificar a região e distinguir os lugares que melhor a dignificam. Como o que melhor caracteriza uma região são os falares marginais, a par dos lugares que os leitores poderão visitar durante a leitura de oito contos de ficção, o livro apresenta um dicionário de falares do Algarve, dividido entre pragas, palavras e expressões, num total de mais de 1.500 entradas e cerca de duas dezenas de artigos a explicar a origem de algumas delas.