Arranca, no dia 15 de julho, o programa cultural da exposição «LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades», uma iniciativa conjunta dos Museus Nacional de Arqueologia e Municipal de Loulé que apresenta os mais de sete mil anos de história do concelho. O programa é composto por visitas temáticas, conversas, ateliers e caminhadas que revelam, de uma forma original e divertida, as histórias associadas aos objetos expostos, com o objetivo de dar a conhecer os costumes, a alimentação e, no fundo, a vida das várias civilizações que por ali passaram. 
O arranque oficial do programa cultural está marcado para 15 de julho à tarde, com a visita temática «As matérias-primas e a sua transformação em Época Romana», que dá a conhecer ao público os recursos marítimos, agrícolas e mineiros desenvolvidos no território que hoje corresponde ao concelho de Loulé. Nos domingos 6, 20 e 27 de agosto realiza-se a iniciativa «À descoberta de ...», pensada para todo o tipo de públicos, que estimula e permite ao visitante interagir com os objetos da exposição e conhecer as estórias invisíveis que cada um encerra.
No dia 16 de setembro à tarde será organizada mais uma visita temática, «A Vida do Mar e do Campo em Época Romana», que dá uma ideia do que seria o Mundo Rural na Época Romana e o aproveitamento marítimo que sustentou o seu prestígio até à Época Islâmica, através das peças expostas nesta mostra, designadamente as da Villa Romana do Cerro da Vila.