O Centro Apostólico de Santo André, situado na Igreja da Penina, em Alvor, vai realizar as tradicionais festas em honra do padroeiro da Igreja da Penina, nos dias 5, 6, 12 e 13 de agosto, e nas quais as atividades recreativas e a animação musical têm papel de relevo, reunindo centenas de residentes e turistas em convívio e confraternização.
Destaca-se do programa litúrgico as eucaristias marcadas para 6 e 13 de agosto, às 12h e às 19h, enquanto que, em todos os dias das Festas de Santo André, os arraiais começam a partir das 20h no Largo da Igreja da Penina, com a atuação dos seguintes artistas às 21h: Rita Melo (5 de agosto), Emanuel Martins (6 de agosto), Duo Victor & Bruno (12 de agosto) e Vera Lúcia (13 de agosto). Para além da componente religiosa, fazem parte do programa os comes e bebes e música popular para dançar, num evento em que os fundos recolhidos revertem a favor daquela igreja.
As Festas em Honra de Santo André tiveram início no Verão de 1992 e este ano celebram as Bodas de Prata. Tudo começou com um grupo de jovens que pretendia arranjar fundos para uma Peregrinação a Roma para assistirem à Beatificação de 51 Mártires Clareteanos que acontecia a 25 de outubro de 1992, uma vez que pertenciam à congregação dos Padres da Paróquia de Alvor. Ano após ano, as Festas foram ganhando outra dimensão e impacto no concelho, transformando-se num grande ponto de encontro de pessoas, onde o convívio, a alegria tornaram-se as palavras de ordem.
Esta tradicional festividade, que se realiza sempre nos dois primeiros fins-de-semana de agosto, tem entrada gratuita, é organizado pelo Centro Apostólico Santo André e conta com os apoios da Junta de Freguesia de Alvor, da Câmara Municipal de Portimão e da Herdade do Esporão.