De julho a setembro, Portimão reúne os melhores ingredientes para um Verão inesquecível. Cultura, gastronomia, praias de sonho e um programa de animação de grande qualidade para todos os gostos e idades.
Entre 14 e 16 de julho, a zona ribeirinha de Portimão junto à Antiga Lota recebe o mercado mais cool do Sul, o Lota Cool Market, uma montra de referência a sul do país para a divulgação do que mais criativo se faz nas áreas do artesanato, design, entretenimento e gastronomia gourmet. Segue-se a Feira do Livro, que este ano comemora a 60.ª edição e promete oportunidades para comprar grandes obras literárias a preços muito tentadores, bem como a presença de escritores para autógrafos. No dia 15 de julho, a Alameda da Praça da República recebe um grande concerto com a atuação da «Ala dos Namorados».


No que toca ao desporto, de 8 a 9 de julho, o AIA – Autódromo Internacional do Algarve recebe a maior concentração de Porsche de sempre - Iberian Porsche Meeting, onde será partilhada a paixão pela marca e vividas emoções dos circuitos de velocidade. A Área Desportiva da Praia da Rocha promove a prática de várias modalidades e apresenta um programa de eventos e iniciativas, para que o Verão seja vivido com boa forma física e muita animação. Ainda em julho, de 21 a 23, o Portimão Wine Tasting promete três dias de boas experiências num ambiente descontraído e sofisticado, com destaque para os vinhos e produtos regionais. Ficar a conhecer melhor a cidade de Portimão e Alvor será possível através dos passeios culturais noturnos nos dia 14 e 28 de julho e das atividades realizadas no âmbito do programa bandeira azul, como os «Contos Azuis», que decorrem nas praias do município entre 18 e 20 de julho.
Agosto começa com um dos incontornáveis eventos gastronómicos do país - o Festival da Sardinha. A sardinha volta a ser rainha e no certame, que se realiza de 2 a 6, na zona ribeirinha de Portimão, não faltará artesanato, gastronomia e muita animação com grandes nomes do panorama musical nacional: Aurea, Reflect, Átoa, Cuca Roseta e João Só. Fernando Mendes promete imensas gargalhadas com o espetáculo «Noivo por Acaso», que poderá ser visto no Grande Auditório do TEMPO, de 3 a 27 de agosto. Entre 11 e 14 de agosto, a freguesia da Mexilhoeira Grande organiza a Mostra de Artes e Sabores da Nossa Terra, dando a conhecer as tradições e produtos regionais que vão desde o artesanato, doçaria e outras tradições da terra. Ainda em agosto o desporto é rei com a realização, de 25 a 27, da prova 24h Endurance Series no Autódromo Internacional do Algarve e do Futsal Masters Cup, com as quatro melhores equipas ibéricas de futsal a competir num torneio de pré-temporada no Portimão Arena.
Em setembro, os petiscos estão de volta com a Rota do Petisco «Terras do Arade», a decorrer até 15 outubro, e o Mundial de Superbike promete grandes emoções na pista do Autódromo Internacional do Algarve, entre os dias 15 e 17. O Festival do Berbigão também dá nas vistas, nos dias 9 e 10, na Figueira, com destaque para o berbigão, o prato forte deste certame.