Promontório de Sagres dá origem a exposição coletiva «Perspetivas»


«Perspetivas 8º56´53.6”W | 37º00´03.3”N» é uma exposição coletiva de vários artistas provenientes dos cinco continentes em que o Promontório de Sagres constitui o epicentro de uma manifestação artística à escala global. Este projeto resulta de um desafio lançado a vários artistas do Mundo em criar uma obra sobre um lugar que não conhecem presencialmente mas somente através dos recursos tecnológicos, que a internet providencia.
Este é um exercício da era digitalmente globalizada em que vivemos e que resulta na apresentação das várias perspetivas artísticas sobre um lugar em particular. O Promontório de Sagres torna-se, assim, o Centro do Mundo enquanto lugar de Globalização digital e tecnológica. A inauguração acontece na Fortaleza de Sagres, no dia 8 de julho, pelas 17h, estando prevista a exibição de um filme com o testemunho dos artistas sobre o projeto e seu trabalho criativo. A mostra estará patente até 3 de setembro.
Os artistas participantes são Arrachme (E.U.A.), Lea Dolinsky (Israel), Abdolreza Rabeti (Irão), Adrian Lis (Roménia), Carmen Heemels (Holanda), Valery Valius (Rússia), Anneli Di Francis (Finlândia), Adrian Russell-Davies (Austrália), Gabriela Pickett (México), Lusine Breitscheidel, (Alemanha), Jonathan Benitez (Filipinas), Felipe Barbosa (Brasil), Sweta Jah (India) e Damien Senyuy (Camarões). O projeto é de Nuno Murta e Carlos Norton, promovido pela Fungo Azul Associação Cultural e integrado no ciclo GlobArt do programa DiVaM 2017 - Dinamização e Valorização dos Monumentos -  organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve
«Perspectivas» muda-se depois para as Ruínas Romanas de Milreu, a 22 de setembro, passando este monumento algarvio a ser o centro do Mundo deste projeto artístico.