Está em curso, no concelho de São Brás de Alportel, uma ação intensa de limpeza de bermas e valetas que integra o Plano de Ação de Prevenção dos incêndios florestais, visando também a proteção das populações e a prevenção de cheias com as primeiras chuvas de Outono.
Recorde-se que a Câmara Municipal de São Brás de Alportel encetou em maio as ações de limpeza de bermas dentro dos núcleos habitacionais nos diversos sítios do concelho. A Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão também está, desde junho, a proceder à limpeza de bermas e valetas dentro dos núcleos habitacionais da serra e do barrocal, de acordo com o protocolo estabelecido com o município são-brasense e no âmbito do Plano Municipal de Proteção Civil.
Dado que a prevenção constitui a melhor arma no combate aos incêndios, constituindo uma prioridade para a autarquia, foi ainda adjudicado o serviço de limpeza de aproximadamente 70 quilómetros de bermas de caminhos e de estradas municipais, como reforço a todo o trabalho realizado um pouco por todo o concelho. Esta operação permite abranger a maioria dos caminhos municipais e secundários do Concelho, arrancou no início de junho e estará concluída até meados de julho. A par deste esforço, a autarquia apela ainda à população em geral para que assegure a limpeza dos terrenos, tal como a lei exige.