O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), Francisco Serra,  revelou, no dia 14 de agosto, no auditório da Visualforma, em Faro, que o Algarve tem das taxas de compromisso mais elevadas dos Programas Operacionais Regionais do atual quadro comunitário do PORTUGAL 2020. “A taxa de compromisso do Programa Operacional Regional do Algarve – CRESC ALGARVE 2020  neste momento é na ordem de 40 por cento e, para o  final deste ano, esperamos alcançar um valor próximo dos 60 por cento”,  referiu Francisco Serra, durante o briefing realizado na Delegação Regional na Ordem dos Economistas, uma iniciativa onde participou conjuntamente com o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral. 
O presidente da CCDR Algarve adiantou que o mérito desses resultados do Portugal 2020 se deve às empresas e às autarquias “que perceberam a necessidade de apresentar projetos inovadores e alinhados pela estratégia de especialização inteligente”, dando como exemplo o caso da Infralobo – Smart Resort. Recorde-se que o CRESC ALGARVE 2020 dispõe de 319 milhões de euros de fundos da UE (FEDER E FSE), sendo 140 milhões destinados às empresas.
Na sua intervenção «Evolução da Economia Portuguesa no 1.º semestre de 2017», o Ministro da Economia destacou que mais de 2/3 do crescimento do Turismo em 2017 foi na época baixa.