A Festa em Honra de Nossa Senhora da Orada é uma tradição que vem de longe e que todos os anos reúne centenas de pessoas em Albufeira para agradecer e pedir a proteção da Virgem, conhecida por abençoar os pescadores da terra. De 7 a 11 de agosto, a Igreja Matriz acolheu Eucaristias, às 9h e às 21h e, no dia 12, houve Eucaristia pelas 18h e, às 21h, a Missa foi seguida de Procissão até à Ermida da Orada, onde decorreu o Terço da Família. Em Olhos de Água, a Eucaristia teve lugar às 20h. A 13 de agosto, às 21h, foi a vez da Adoração Eucarística e Oração do Terço com os pescadores na Ermida da Orada.
Os festejos culminaram com um grande programa no Largo da Ermida de Nossa Senhora da Orada, junto à Marina de Albufeira, no dia 14 de agosto. Às 15h15 houve oração do Terço, na Ermida da Orada, seguida de Eucaristia Solene, às 16h. A partir das 17h15 os barcos reuniram-se numa procissão pelo mar, onde foi venerada a Imagem de Nossa Senhora da Orada. À noite, o Largo da Nossa Senhora da Orada acolheu um espetáculo musical com o fadista Ricardo Ribeiro.
As festividades encerraram no dia 15 de agosto – dia Santo – com solenes Eucaristias na Igreja Matriz, pelas 10h, na Quinta da Balaia, às 11h30, e às 19h na Ermida da Orada.


De 11 a 15 de agosto, Castro Marim esteve ao rubro com as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, padroeira desta vila raiana. As celebrações mais emblemáticas para a população deste concelho do extremo do sotavento recebem milhares de visitantes, pela força e beleza do momento religioso e pela excelência do cartaz musical, este ano abrilhantado pela atuação de Mickael Carreira.
Depois de 18 anos longe do coração de Castro Marim, as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires regressaram, em 2016, ao seu local original, conferindo-lhe uma maior familiaridade e envolvência com a comunidade local, mas também uma reaproximação da sua essência, sobretudo religiosa, e cujo ponto alto teve lugar, no dia 15 de agosto, com a Procissão em Honra da padroeira castro-marinense. Às celebrações religiosas juntaram-se o artesanato, a etnografia, a gastronomia e a animação musical.
Pelo palco da Praça 1.º de Maio passaram as ARUTLA, «Baby Lores & Luís», «ALBuhera» e Mickael Carreira. No arranque das comemorações, e de forma a assinalar o Dia Internacional da Juventude, realizou-se uma Color Run e Festa da Espuma, numa iniciativa de um grupo de jovens de Castro Marim com o apoio da autarquia local, da Associação Rodactiva e do Motoclube «Os Piratas». Outras novidades de 2017 foram as atividades desportivas, nomeadamente o futebol, que era uma prática comum nestas comemorações. Assim sendo, disputou-se o torneio anual de futsal «Nelson Solá», numa homenagem póstuma do Castromarinense ao seu antigo jogador. As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm a organização da Câmara Municipal de Castro Marim e da Paróquia de São Tiago e o apoio das Associações Locais.


A freguesia de Ferragudo esteve em festa em honra da sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição, com uma procissão pelas águas do Rio Arade, no dia 15 de agosto, ao som da Banda Filarmónica Portimonense. O percurso teve ponto de partida junto ao Instituto de Socorro a Náufragos de Ferragudo, seguindo até ao cais da Marinha e retornando para a Praia Grande. Neste ponto, a procissão retomou o seu trajeto terrestre no Salva-Vidas, onde se realizou a bênção das embarcações e pescadores. Depois deste momento, a procissão percorreu as ruas de Ferragudo em direção ao Largo Rainha Dona Leonor e à igreja.
A par do programa religioso, houve mais festa no Jardim do Regato, com uma noite de fados, a 14 de agosto, com Teresa Viola e Pedro Viola, antes de se escutar a música popular do grupo de cantares Fonte Nova. No feriado, 15 de agosto, depois de concluída a procissão, houve arraial no mesmo local, com os Companhia Limitada e Cathy e suas bailarinas. A finalizar as festividades, teve lugar um espetáculo de fogo-de-artifício na zona ribeirinha de Ferragudo, ao bater das 12 badaladas.
As festas em honra de Nossa Senhora da Conceição contaram com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, da Guarda Nacional Republicana de Lagoa, dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, da Capitania do Porto de Portimão, do Instituto de Socorros a Náufragos e empresários, comerciantes, pescadores e população de Ferragudo.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: João Conceição, Kátia Viola, Câmara Municipal de Albufeira e Câmara Municipal de Castro Marim