Vai ter lugar este sábado, 19 de agosto, pelas 19h, a cerimónia de lançamento da primeira pedra do edifício da nova Creche/pré-escola de Almancil, um projeto da ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil, financiado também pela Câmara Municipal de Loulé e pelo Grupo IKEA.
Localizado na Rua do Centro Comunitário, este estabelecimento de apoio à infância terá capacidade para receber 157 crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 5 anos. Irá integrar um berçário; uma sala-parque equipada com brinquedos adequados para a estimulação sensorial e motora das crianças; copa de leites e fraldário; duas salas divididas entre idades (1-2 anos, 2-3 anos); e uma sala de atividades diversas. Já na área onde irá funcionar a pré-escola, existirão duas salas de atividades para crianças com idades entre 3 e 4 anos e duas salas para crianças com idades entre os 4 e os 5 anos de idade.
O espaço será complementado por um anfiteatro e diversas áreas de recreio exteriores e jardim reservados para as brincadeiras. As instalações ficarão totalmente equipadas e preparadas para receber crianças de Almancil e freguesias vizinhas, cujos pais e familiares necessitem deste apoio durante o dia. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, este é mais um equipamento que vem reforçar a rede social e educativa do Concelho e que se reveste de especial importância numa freguesia com uma população jovem e em acelerado crescimento demográfico, mas também com muitas famílias de migrantes. A obra terá um valor total de 1,5 milhões de euros.