A APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve apresentou, no dia 11 de agosto, o Projeto AGITAR 2.0, um programa de formação dirigido a pessoas com necessidades especiais que tem como objetivo a sua integração na vida social e profissional. O projeto resulta da campanha «Promoção do Bem» criada pelo Lidl Portugal, que mobilizou uma vez mais a sociedade civil em torno de um projeto solidário, mostrando que é possível ajudar deixando todos a ganhar: os clientes Lidl, porque beneficiam dos melhores preços; e as instituições de solidariedade social, concretizando os seus projetos através do apoio financeiro, alimentar e não-alimentar disponibilizado ao longo de todo o ano pelo Lidl Portugal.
Com início a partir de 5 de setembro, o Projeto AGITAR 2.0 vai formar 30 pessoas com necessidades especiais de modo a que estas se tornem formadoras de crianças, jovens e adultos em escolas, empresas e outras entidades. Após a conclusão da formação, todos os formandos podem integrar a Bolsa de Formadores do Bem, que continuará a reunir-se semanalmente com o propósito de produzir conteúdos e divulgar junto das empresas a sua oferta formativa. Dos 30 formandos, a APEXA selecionará cinco para frequentarem um curso que atribuirá o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP), que será ministrado nas instalações da APEXA.


A cerimónia de apresentação do projeto deu a conhecer também as infraestruturas que são a nova morada do AGITAR, que incluem uma moderna sala de formação - equipada com seis computadores para os formandos, uma zona de estudo, uma sala polivalente,  um gabinete pedagógico para consultas e um estúdio para a produção de conteúdos multimédia. “Com a ajuda do LIDL, podemos continuar a promover a inclusão da pessoa com deficiência no Algarve, através da criação desta bolsa de formadores para que os nossos utentes possam ser, eles próprios, formadores nas várias ações de sensibilização escolar e empresarial. No fundo, estamos a criar novas oportunidades de emprego para jovens e adultos com necessidades especiais, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva”, sublinhou Nuno Neto, Presidente da APEXA.
De acordo com Vanessa Romeu, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Lidl, os objetivos a que o Lidl se propôs na criação da campanha «Promoção do Bem» foram plenamente cumpridos. “Conseguimos sensibilizar e mobilizar a sociedade civil para a solidariedade através de uma mecânica diferenciada. O contributo financeiro, aliado ao apoio material que estamos a prestar ao longo deste ano às cinco IPSS selecionadas, nomeadamente à APEXA, contribui para o bem-estar e a concretização de projetos que melhoram a vida de milhares de pessoas”.