O concerto dos D.A.M.A. e o fantástico espetáculo de música e pirotecnia encerraram, no dia 28 de agosto, a 38.ª edição da FATACIL, considerada como “uma das melhores de sempre”, nas palavras de Luís Encarnação, vereador da Câmara Municipal de Lagoa, a entidade que, mais uma vez, organizou o evento. Ao longo dos dez dias da Feira passaram pelo recinto mais de 170 mil visitantes, contribuindo para alguns registos que merecem destaque.
Nos últimos três dias, por exemplo, a FATACIL recebeu cerca de 70 mil pessoas. Nesse período foi também batido o recorde diário de visitantes: mais de 25 mil na sexta-feira, 25 de agosto, seduzidos pelo grande concerto oferecido pelos Xutos & Pontapés. “A qualidade do cartaz escolhido para este ano, procurando e conseguindo abranger grande diversidade de gostos e faixas etárias, foi uma das razões para o êxito desta edição”, afirmou Francisco Martins, presidente da Câmara de Lagoa, sublinhando ainda o “excelente trabalho de todas as pessoas envolvidas na organização”, a oferta em termos de expositores, a animação, a Gastronomia e a elevada qualidade dos espetáculos proporcionados pelo Setor Equestre.
A estreia nacional da amazona Clémence Faivre, com o Cavalo Lusitano «Fuego», foi uma das estrelas no Picadeiro, complementando da melhor maneira um programa que soube aliar a Arte Equestre ao património imaterial da Humanidade, com as presenças do Fado e do Cante Alentejano. A organização da FATACIL’17 respondeu da melhor maneira a algumas dificuldades iniciais no acesso ao recinto, reforçando a oferta em termos de bilheteiras disponíveis e leitura eletrónica dos ingressos. Os sete parques de estacionamento disponíveis também ajudaram a facilitar o acesso à zona do Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa.