«Missa da Maria Magdalena - Fontes de canto e polifonia portuguesas», pelo Ensemble Seconda Pratica, encerra o «Sons Antigos a Sul», na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 25 de agosto, pelas 17h. Esta sexta edição do ciclo de música antiga é um projeto anual da Academia de Música de Lagos para promoção e divulgação da Música Antiga no Algarve.
O serviço hipotético para Maria Madalena será feito a partir de repertório em fontes cujo trabalho do CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética da Música - tornou acessível na base de dados de Música Antiga Portuguesa (PEM database). A fonte mais antiga na qual se pode encontrar repertório para esta celebração é o manuscrito 034 no Arquivo da Sé de Braga. Este gradual (canto litúrgico) do século XVI é um exemplo do tipo de canto homofónico específico do Norte de Portugal, a partir do qual se criará uma estrutura do programa. Este será preenchido por peças polifónicas de fontes contemporâneas ou ligeiramente mais tardias: os manuscritos 9, 12 e 53 da Biblioteca da Universidade de Coimbra.
Fundado em 2012 por músicos internacionais que se juntaram na Holanda para concluir os seus estudos, «Seconda Pratica» tornou-se num dos ensembles mais destacados da nova geração de músicos que se dedicam à Música Antiga. O seu principal objetivo é construir uma ponte entre músicos e públicos, revitalizando a herança musical do Ocidente e trazendo-a de volta como uma experiência vivida e partilhada, através de uma constante fusão de pesquisa, excelência musical e performance.
A iniciativa conta com o apoio da «Quinta do Barranco Longo» e integra o DiVaM, o programa de dinamização e valorização dos monumentos promovido anualmente pela Direção Regional de Cultura do Algarve. Este festival de música tem o Rótulo de qualidade EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe, da European Festivals Association, apoiado pela União Europeia.