Portimão acolhe, nos dias 26 e 27 de agosto, o Masters Cup em Futsal, que reunirá mais uma vez quatro das melhores equipas europeias de futsal: Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Movistar Inter FS e Futbol Club Barcelona Lassa. O vencedor da primeira edição, em 2015, foi a equipa espanhola do Movistar Inter FS, tendo consagrado o atual melhor jogador do Mundo de Futsal, o português, Ricardinho, como melhor jogador e goleador deste importante torneio internacional de abertura de época.
Na sexta-feira, dia 25 de agosto, às 18h, realiza-se um jogo de abertura/solidariedade que oporá o Portimonense SC Futsal ao Real Bétis Balompié. Esta partida está inserida na 3.ª edição do Troféu «Cidade de Portimão» e a receita de bilheteira reverte a favor de uma IPSS. Nesse mesmo dia será possível, a partir das 15h, assistir aos jogos das equipas de Futsal nos escalões Benjamins/Traquinas; Iniciados; Infantis e Juvenis dos clubes locais: Boavista; CDR Pedra Mourinha, Gejupce e Portimonense SC.
O evento desportivo é organizado pela Unisports, em conjunto com a Associação Turismo de Portimão e a Associação de Futebol do Algarve, conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão e tem como patrocinador oficial o jornal Record.