«Europa 60 anos» em exposição em Faro

O Centro Europe Direct, em colaboração com a CCDR Algarve, a Diocese do Algarve e o CRESC Algarve 2020, inauguram, no dia 7 de agosto, nos claustros/jardins da Sé de Faro, a exposição itinerante «Europa 60 anos», por ocasião do sexagésimo aniversário dos Tratados de Roma (1957-2017).
Constituída por 14 painéis divididos em quatro seções temáticas, a exposição percorre toda a história da integração europeia desde a sua fundação, em 1957, com documentos, imagens e testemunhos provenientes dos Arquivos Históricos do Instituto Universitário Europeu, dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros da Itália e de outros Estados Membros. Depois de uma introdução histórica, segue uma reflexão documentada sobre a herança dos Tratados de Roma na dimensão económica, social e internacional da Europa.
A assinatura dos tratados de Roma marcou o início de uma nova era para a Europa. Hoje, neste momento crucial da nossa história, fica o convite para um olhar sobre as ultimas década e para colocar a pergunta: «Europa: Que futuro?». O programa do dia inaugural inclui uma Tertúlia – Debate, pelas 19h30, sobre «O Futuro da Europa», com a presença de João Faria, representante da Comissão Europeia em Portugal e ex-presidente da CCDR Algarve, de António Covas, da Universidade do Algarve, do Cónego José Pedro Martins, Vigário da Sé de Faro, com moderação da jornalista Susana Helena de Sousa e ainda um apontamento musical pelo Coro de Câmara da Sé de Faro «Cantate Domino». 
O evento tem o apoio da Tertúlia Algarvia e contribui com donativos para uma família de refugiados apoiada pela Cruz Vermelha Portuguesa. A exposição pode ser visitada até 26 de agosto, entre as 10h e as 17h30 e, aos sábados, até às 13h. 

0 comentários:

Enviar um comentário