Teve lugar, no dia 22 de agosto, a sessão de apresentação pública do «Faro - Excelência na Restauração», projeto da Câmara Municipal de Faro e da AIHSA – Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve com o objetivo de trazer mais credibilidade aos estabelecimentos de restauração e, por consequência, atrair mais clientes, através de uma ferramenta que procurará identificá-los e distingui-los pela sua excelência em diversos itens. Em avaliação estarão critérios como a segurança alimentar, atendimento e serviço, recursos humanos e sua formação, sustentabilidade, gastronomia e infraestruturas e instalações, que, em conjunto, irão definir um padrão de exemplo e incentivo para aumentar cada vez mais a qualidade dos estabelecimentos de restauração no concelho de Faro.
Esta iniciativa, direcionada aos cerca de 400 estabelecimentos licenciados existentes no Município de Faro, pretende incentivar melhorias nos serviços da restauração, desenvolvendo um circuito turístico gastronómico de qualidade no concelho. A atribuição desta distinção pela Câmara Municipal de Faro e AIHSA conta com a colaboração da Universidade do Algarve e do Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, entidades autónomas e independentes que, por via da sua participação e certificação, oferecem credibilidade e reconhecimento à distinção «Faro - Excelência na Restauração». “Faro tem-se afirmado em termos turísticos nestes últimos anos e os profissionais da restauração e hotelaria têm correspondido a este novo paradigma que existe no concelho. Contudo, é preciso passar para o patamar seguinte”, começou por dizer Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro.
Com o clima, o património, a segurança e os cuidados de saúde a serem elementos-chave nos processos de escolha dos destinos de férias pelos turistas, o edil coloca outra carta no baralho, designadamente a qualidade do serviço que é prestado, tanto a residentes como a visitantes. “Nesse sentido, queremos certificar e distinguir os estabelecimentos que cumprirem um conjunto de critérios bem definidos, com o desejo de que o concelho de Faro se continue a afirmar pela via da qualidade. Andamos a preparar este projeto há algum tempo e está agora em condições de ser implementado”, prosseguiu Rogério Bacalhau.  


De acordo com Natacha Alentejano, da AIHSA, qualquer estabelecimento de restauração do concelho se pode candidatar ao selo «Faro - Excelência na Restauração», independentemente de ser ou não membro desta associação, havendo depois lugar a auditorias para aferir do cumprimento dos critérios. “Só podem fazer parte do projeto os estabelecimentos devidamente licenciados e as acessibilidades são para nós importantes, assim como as condições de trabalho para todos os profissionais da restauração. As regras ambientais são igualmente essenciais, tais como iluminação e ventilação adequadas, a recolha de resíduos e de óleos alimentares, a reciclagem. Tudo será tido em conta durante as auditorias”, adiantou a técnica da AIHSA.
A gastronomia, como é natural, será uma vertente fundamental para se obter esta distinção, dando-se preferência à diversidade e originalidade, à Dieta Mediterrânica e aos vinhos do Algarve. O período de inscrições já se encontra aberto, devendo ser fornecido, para além do formulário preenchido, uma cópia do licenciamento, alvará de utilização, comprovativo de que o HCCP foi ou está a ser implementado e a ementa. Da comissão consultiva fazem parte a Universidade do Algarve, a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, a AIHSA e a Câmara Municipal de Faro, com a distinção a ter a validade de um ano. “Os empresários de restauração foram, se calhar, os primeiros a acreditar em Faro, antes mesmo da autarquia ter capacidade financeira para investir em algumas áreas fundamentais com vista à dinamização do turismo no concelho. Eles lutaram, ao longo de anos, para conseguir manter os seus estabelecimentos abertos, quando Faro estava fora das rotas turísticas, apesar de estarmos inseridos no Algarve”, enalteceu Paulo Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Faro. 
Hoje, Faro é um concelho muito mais procurado pelos turistas e o selo «Faro - Excelência na Restauração» é entendido como uma outra forma de impulsionar a atratividade deste território e dinamizar mais a economia farense, nomeadamente a ligada ao setor da restauração. A distinção será exibida nos estabelecimentos selecionados, seguindo-se, posteriormente, um conjunto de ações de promoção, nacionais e internacionais, a cargo da autarquia e da AIHSA. “É uma maneira de premiar o forte investimento realizado por vários empresários de restauração de Faro, num esforço enorme para dar resposta às necessidades atuais dos clientes, não só os turistas, mas os próprios residentes. Com este selo ganha o concelho em termos de notoriedade e os próprios empresários, que terão uma maior visibilidade”, considera ainda Rogério Bacalhau.
O projeto merece, entretanto, o sinal positivo da Região de Turismo do Algarve, por conjugar várias entidades na valorização de um património. “O concelho de Faro tem-se afirmado claramente nos últimos anos, também graças à sua oferta gastronómica, à Dieta Mediterrânica, aos Vinhos do Algarve. Investir na qualidade faz toda a diferença e prova disso são os inúmeros grupos de turistas que andam todos os dias a passear pelas ruas de Faro”, apontou Desidério Silva, adiantando que o Posto de Turismo de Faro é o que mais visitantes recebe por ano na região algarvia. “Este projeto é diferenciador e devia ser alargado a todos os concelhos do Algarve. Qualquer ação que vise melhorar, promover e valorizar, tem que ser acarinhada”, reforçou o presidente da RTA.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina