O projeto «Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo
Guadiana)», já se encontra na sua reta final e os resultados começam a ser
visíveis, estando já disponível para download o «Guia de Apoio ao Empresário». Lançado
na Primavera de 2016, a meta é conhecer o posicionamento da oferta nos mercados
internacionais e concertá-la com o setor empresarial da região, focand-se num
turismo sustentável e que pretende combater a sazonalidade através de uma
grande oferta: o Turismo de Natureza.
O «Guia de Apoio ao Empresário» é uma ferramenta de trabalho
para todos os agentes económicos que, no território de Baixa Densidade do Baixo
Guadiana, exercem a sua atividade no setor do turismo. Aponta direções e tenta
agilizar informações, processos e metodologias aos empresários e potenciais
empresários e/ou investidores do e no Baixo Guadiana. O documento compila informações
úteis em contexto de promoção externa; informações sobre as tendências atuais
no turismo e mercados internacionais; propostas de atuação e organização do
tecido económico; redes, parcerias e a oportunidades de apoio e incentivo.
O documento encontra-se disponível para download em: https://mega.nz/#!9WJhnTzS!QHFL3VamUCAU6k9fW3hnqKvR-W3dziA7z4s-KH9arRc.
“O objetivo deste documento é valorizar a identidade e recursos distintivos do
Baixo Guadiana e, em conjunto, desenvolver abordagens aos mercados de forma
mais atrativa e assertiva, afirmando-nos como destino turístico autêntico e de
qualidade ímpar”, atesta o Diretor da Odiana, Valter Matias. A recordar que,
neste âmbito, o projeto lançou até à data um total de sete sessões, desde temáticas
sobre linhas de apoio, matchmaking, boas práticas, capacitação para a
internacionalização (entre outras), tendo como eixo basilar o combate à
sazonalidade e as assimetrias entre o litoral e as baixas densidades. Em fase
de conclusão será produzido também um vídeo promocional, dirigido aos mercados
internacionais, que convida o visitante a conhecer o que de mais genuíno existe
no Baixo Guadiana.