O projeto «Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)», já se encontra na sua reta final e os resultados começam a ser visíveis, estando já disponível para download o «Guia de Apoio ao Empresário». Lançado na Primavera de 2016, a meta é conhecer o posicionamento da oferta nos mercados internacionais e concertá-la com o setor empresarial da região, focand-se num turismo sustentável e que pretende combater a sazonalidade através de uma grande oferta: o Turismo de Natureza.
O «Guia de Apoio ao Empresário» é uma ferramenta de trabalho para todos os agentes económicos que, no território de Baixa Densidade do Baixo Guadiana, exercem a sua atividade no setor do turismo. Aponta direções e tenta agilizar informações, processos e metodologias aos empresários e potenciais empresários e/ou investidores do e no Baixo Guadiana. O documento compila informações úteis em contexto de promoção externa; informações sobre as tendências atuais no turismo e mercados internacionais; propostas de atuação e organização do tecido económico; redes, parcerias e a oportunidades de apoio e incentivo.
O documento encontra-se disponível  para download em: https://mega.nz/#!9WJhnTzS!QHFL3VamUCAU6k9fW3hnqKvR-W3dziA7z4s-KH9arRc. “O objetivo deste documento é valorizar a identidade e recursos distintivos do Baixo Guadiana e, em conjunto, desenvolver abordagens aos mercados de forma mais atrativa e assertiva, afirmando-nos como destino turístico autêntico e de qualidade ímpar”, atesta o Diretor da Odiana, Valter Matias. A recordar que, neste âmbito, o projeto lançou até à data um total de sete sessões, desde temáticas sobre linhas de apoio, matchmaking, boas práticas, capacitação para a internacionalização (entre outras), tendo como eixo basilar o combate à sazonalidade e as assimetrias entre o litoral e as baixas densidades. Em fase de conclusão será produzido também um vídeo promocional, dirigido aos mercados internacionais, que convida o visitante a conhecer o que de mais genuíno existe no Baixo Guadiana.