A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Olhão obteve
recentemente o Certificado de Excelência do site de viagens TripAdvisor. Este
galardão é atribuído aos alojamentos, atrações e restaurantes que registam constantemente
excelentes avaliações por parte dos viajantes.
Acerca da Igreja Matriz, podem ler-se no site avaliações
como “uma das primeiras edificações em alvenaria da cidade de Olhão, esta
igreja tem no seu interior lindas pinturas e o seu altar é lindo. Da sua torre
pode-se apreciar as açoteias e a Ria”, “o altar-mor em talha, assim como as
capelas laterais e o arco triunfal, são um orgulho”, “interessante igreja, cuja
fachada posterior é deveras suis generis”, “igreja imponente e linda. Vale a
pena visitar”, ou “toda a história que a rodeia e relatos da sua construção
fazem ainda mais interessante esta visita. Encontra-se bem cuidada, e nota-se
que os locais tem orgulho neste monumento”.
A edificação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, atual
Igreja Matriz de Olhão, iniciou-se em 1698, abrindo ao culto, ainda inacabada,
em 1715, sendo que o contrato para a construção da sua torre data de 1722. Na
fachada pode ler-se: "À custa dos homens do mar deste povo se fez este
templo novo, no tempo em que só haviam umas palhotas". Devido à sua
imponência, atrai os olhares dos turistas que visitam a zona histórica de
Olhão, na baixa da cidade, onde está situada.
Na segunda metade do século XVIII, a fachada principal, uma
das mais impressionantes de todo o Algarve, foi reformulada, passando a contar
com um coroamento de feição triangular. No seu interior, de uma só nave e
transepto ligeiramente saliente, existem cinco altares. A capela-mor tem um
retábulo e arco triunfal em talha dourada, um teto decorado com um fresco e uma
imagem de Nossa Senhora do Rosário. Outra das particularidades da Igreja Matriz
é ter nas suas traseiras uma pequena capela dedicada ao Senhor dos Aflitos, a
quem muitos olhanenses dedicam a sua devoção.
O TripAdvisor é um site de viagens que fornece informações e
opiniões de conteúdos relacionados ao turismo, gerados pelos próprios
utilizadores. É a maior comunidade de viagens do mundo, com mais de 32 milhões
de membros e mais de 100 milhões de comentários e opiniões sobre hotéis,
restaurantes, atrações e outros negócios relacionados viagens.