O Município de Alcoutim deliberou conceder gratuitamente licenças da «Escola Virtual», da Porto Editora, a todos os alunos do Agrupamento de escolas de Alcoutim, num total de 142 alunos do 1.º ao 3.º ciclo. A Escola Virtual é uma plataforma online de apoio educativo, que disponibiliza recursos educativos digitais, desde os níveis do 1.º ao 12.º ano (ensino regular ou profissional). O serviço de suporte às aulas regulares permite realizar um reforço das matérias lecionadas e tirar dúvidas, através de aulas interativas, assim como a realização de pequenos testes para avaliarem os seus conhecimentos.
Os principais benefícios e funcionalidades da plataforma são: acesso a testes de avaliação das aprendizagens, com resultados automáticos; identificação dos tópicos que os alunos dominam e aqueles que deverão estudar melhor; recomendação de aulas interativas e atividades em função dos resultados individuais de cada estudante; acesso a relatórios sobre o desempenho dos alunos nas tarefas efetuadas na plataforma; possibilidade de análise da evolução da turma por tópicos de cada disciplina; atribuição de trabalhos através de um processo simples e intuitivo; comunicação com as turmas ou individualmente com cada aluno.
A licença permite o acesso ilimitado aos recursos, onde são disponibilizados os conteúdos educativos digitais, bem como os manuais escolares (Porto Editora, Areal Editores e Raiz Editora), em formato digital. A Escola Virtual faculta ainda um conjunto de dicionários que permitem acompanhar as mudanças inerentes ao acordo ortográfico e facilitam o estudo das Línguas Estrangeiras.