Lagoa celebra o Feriado Municipal de 8 de setembro, em honra da sua Padroeira Nossa Senhora da Luz, juntando ao tradicional programa religioso um programa cultural diversificado, numa coorganização da Câmara Municipal de Lagoa, União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro e Paróquia de Lagoa.
Prolongando-se até 10 de setembro, o programa tem início no dia 1 com o espetáculo «A nova geração de fado no Algarve», no Auditório Municipal. No dia 2 é inaugurada a exposição «Três figuras da fé religiosa em Lagoa», no Convento de S. José e realiza-se a Gala «Património de Lagoa, olhar o passado rumo ao futuro», no Centro de Congressos do Arade. A 7 de setembro abre a exposição intitulada «Adega Cooperativa de Lagoa, origens e ascensão», no Arquivo Municipal, que comemora 15 anos de existência.
A 8 de setembro reabre a Biblioteca Municipal de Lagoa, recentemente ampliada e reestruturada, e é homenageado o Mestre Fernando Rodrigues, na Escola de Artes que tem o seu nome. No mesmo dia acontece a tradicional procissão da Senhora da Luz, Padroeira de Lagoa, o momento mais alto das comemorações religiosas, que vão de 3 a 8 de setembro, percorrendo as ruas da cidade a partir das 19h. O programa musical inclui um espetáculo com Ricardo e Henrique, no dia 7 e, a 8, Marco Paulo canta no largo fronteiriço à Igreja Matriz, encerrando as festas um espetáculo de fogo-de-artifício. Nos dias 9 e 10, na Igreja de S. Tiago em Estômbar, decorrem os Encontros de Ibn’Ammar 2017.