Lagoa convida a descobrir as suas maravilhas


Para destacar algumas Maravilhas entre as muitas existentes no Concelho de Lagoa, no âmbito de um programa de promoção do património natural e histórico em curso durante 2017, a Câmara Municipal lançou o apelo a que cada habitante ou visitante escolha, até 31 de agosto, uma de entre as 10 opções.
Descarregando a aplicação eletrónica disponibilizada no site oficial da Câmara de Lagoa ou em https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_diogogleal3.Maravilhas_de _Lagoa1&hl=pt_PT, qualquer pessoa pode eleger uma das paisagens excecionais – a Orla Costeira, o Promontório da Senhora da Rocha ou o Parque Municipal do Sítio das Fontes, escolher o conjunto urbano tradicional de Ferragudo ou votar num dos sete edifícios religiosos – a Igreja da Senhora da Encarnação em Porches, o Convento de S. José em Lagoa, a Igreja da Nossa Senhora da Luz em Lagoa, a Igreja de S. Tiago em Estômbar, as Igrejas da Misericórdia de Lagoa e de Estômbar e a Capela de Santo António na Mexilhoeira da Carregação. Cada uma destas Maravilhas tem, neste programa, um padrinho escolhido entre as Associações Culturais locais, a quem cabe contribuir para que a sua afilhada se torne mais conhecida, valorizada e protegida.
A 2 de setembro, pelas 21h, toda a população está convidada para um encontro com as escolhidas, no Centro de Congressos do Arade, numa noite de festa, tendo por base a ideia de aprender a valorizar uma herança coletiva que vem do passado e pertence já às novas gerações. Na FATACIL, que decorre de 18 a 27 de agosto, vai haver igualmente um espaço de destaque para esta iniciativa. Depois da Gala das 10 Maravilhas, preparam-se já outros projetos e ideias que juntam as Associações, as Juntas de Freguesia e a Câmara Municipal, todos com os olhos postos no Património.


0 comentários:

Enviar um comentário