No dia 23 de agosto assinalam-se a criação do Museu Municipal de Lagos e o Dia Internacional da Lembrança do Tráfico de Escravos e da sua Abolição. Visitas orientadas, dia aberto nos espaços museológicos, concerto, exposição e um documentário são as várias iniciativas, de entrada gratuita, que fazem parte de um programa que a autarquia preparou para não deixar passar em branco estas duas datas.
Para além de visitas orientadas ao Museu e Mercado de Escravos, para melhor ficar a conhecer estes dois importantes equipamentos museológicos do município, haverá também a oportunidade de assistir a um concerto ou a um documentário. No primeiro, previsto para as 21h30, na Igreja de Santo António, e integrado no Ciclo de Música Antiga «Barroco em Talha Dourada», será apresentado o concerto «Pajarillos Fugitivos», com Jonathan Alvarado (guitarra barroca e canto). Também pelas 21h30, mas no Centro Cultural de Lagos, será exibido, na data em que a UNESCO comemora o Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e da sua Abolição, o documentário «Gurumbé, canciones de tu memória negra». A descoberta de escravos africanos na lixeira moderna de Lagos é o ponto de partida deste documentário, com o qual se pretende chamar a atenção para a forte presença de populações africanas na Península Ibérica, especialmente durante os sécs. XV e XVIII. Após a exibição do documentário (70 minutos) haverá lugar a uma sucinta apresentação com o realizador do mesmo, Miguel Angel Rosales. No encerramento atuará o quadro flamenco de Yinka Graves.
Ainda dentro destas comemorações, uma peça estará em destaque no Museu Municipal – o quadro «O Sonho», da autoria do artista plástico Timo Dillner e, no final do mês, a 26 de agosto, será inaugurada, no Forte Ponta da Bandeira, a Exposição «Rolling», do projeto Soulmade (Cristina Moreira e Nuno Borges), que ficará patente ao público até ao final do ano.