Nos dias 1 e 2 de setembro realiza-se, no Polidesportivo da Figueira, a 18.ª Semana da Juventude da Mexilhoeira Grande, este ano com um programa musical de referência pautado por bandas de referência nacional e regional. Os Peste & Sida, banda rock portuguesa bem conhecida do público e Miguel Ângelo, ex-vocalista dos Delfins, são os cabeças de cartaz, prometendo boa música, bom ambiente e boa disposição, sempre a partir das 21h30.
Na sexta-feira, 1 de setembro, a noite será de rock com uma das históricas bandas dos anos 80 da música portuguesa, os Peste & Sida. A festa segue pela noite dentro com os «Pás de Problème», que passaram em 2016 pelo Super Bock Super Rock e pela Festa do Avante e onde a etnicidade das composições é apenas um de muitos elementos que garantem um concerto inesquecível. Segue-se os «Damn Pussies» e, por último, o VJ Jorge Reis, que animará o fim da noite com grandes êxitos dos anos 80.
No sábado, 2 de setembro, o ex-vocalista dos Delfins Miguel Ângelo subirá ao palco revisitando alguns temas dos Delfins, mas também canções com outras linguagens musicais. Nesta noite atual igualmente o grupo «The Quest», de Lagos, com um estilo de Pop/Funk, Ska e Punk, seguindo-se os «Cranky Geeks» e os «Bubba Brothers», uma dupla de DJs algarvia com três anos de vida, que vão colocar o público ao rubro e a dançar.
Para além de um cartaz com a melhor música rock nacional, a 18.ª Semana da Juventude tem também a missão solidária de ajudar a pequena Clara, que nasceu com uma malformação rara e terá de ser sujeita a cirurgias muito complexas. Os pais e a menina que residem na Mexilhoeira Grande e necessitam de fazer deslocações constantes para que o seu acompanhamento possa ser o melhor possível.
A Associação Alternativa XIII decidiu abraçar esta nobre causa e apoiar a Clarinha e os seus pais. Assim sendo, a entrada para assistir aos espetáculos tem o custo de 3.50 euros e, com o patrocínio da Rickytravel e o apoio da Câmara Municipal de Portimão, a receita das entradas reverterá na totalidade para esta causa. Esta Semana da Juventude conta igualmente com os apoios da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande e da Sociedade Recreativa Figueirense.