A Câmara Municipal de Monchique está a levar a cabo uma campanha de Verão cujo objetivo é a consolidação da marca «Monchique» como um concelho único no Algarve, quer pela sua morfologia geográfica, como pela relação ímpar que estabelece com os seus visitantes. Promover a interação dos turistas com as «gentes» do concelho, divulgar os principais pontos de atração do concelho e promover a experiência das diferentes atividades, criar memórias inesquecíveis da visita ao concelho e prolongar as memórias no regresso a casa, são as principais metas desta ação.
Situado no Largo dos Chorões, este «posto de turismo» móvel conta com jovens do concelho para dinamizar a campanha e decorre até 15 de setembro. Os jovens estão integrados no programa de ocupação de tempos livres de Verão que a Câmara Municipal promove para integração de estudantes neste período.


Com esta dinâmica, o turista é convidado a escrever um postal a um familiar e/ou amigo, que será colocado numa caixa de correio especialmente criada para o efeito, que posteriormente será enviado para a morada escolhida. É depois tirada uma fotografia polaroid pelos jovens e oferecido um guia de visita ao concelho e a fotografia como recordação. Nesta fotografia ficará registada a visita ao concelho, assim como a interação com os artesãos que durantes estes dias realizam demonstração ao vivo das suas artes ou ofícios.
Para este efeito, a Câmara Municipal de Monchique criou um conjunto de 20 postais do concelho e dos mais icónicos artesãos, de forma a valorizar esta importante componente da Cultura e Património local, como sejam as tradicionais cadeiras de tesoura, as bonecas de trapo, as mantas e peças tecidas em tear tradicional, a cestaria, as tradicionais rendas, entre outras maravilhas que só as mãos destas pessoas carregadas de história e de afeto conseguem criar. Trata-se de uma ação pessoal e de abordagem direta com o turista e que permite, por outro lado, a promoção de Monchique e o que de melhor este concelho tem para oferecer, através do conselho ou opinião de um familiar ou amigo que recebe na sua casa uma mensagem e convite a visitar o topo do Algarve.