A Odiana, em parceria com o município de Castro Marim, lançam nova degustação, desta vez no Mercado de Altura, com a participação da chef vilarrealene Jossara Martins, que irá confecionar pequenos pitéus para degustação do público presente. A regra é utilizar produtos presentes no próprio mercado e outros adquiridos previamente a produtores locais das áreas de baixa densidade do Baixo Guadiana, desde queijo fresco de cabra, mel, compotas locais, fruta fresca da época, enchidos, bolos secos e pão caseiro, entre muitos outros que podem surpreender o palato.
O objetivo é maximizar e valorizar o potencial dos produtos do Baixo Guadiana, cativando os visitantes a degustar, comprar e promover. “Trata-se de uma ação pensada para dar a conhecer os produtos agroalimentares e promover, junto do público, a compra/utilização destes produtos de elevada qualidade e com selo do território”, garante o Diretor da Odiana, Valter Matias, adiantando que o mote é «Choose our Food - Escolha os nossos produtos/comida!».
Recorde que a Odiana, no âmbito do projeto «Choose our Food», já levou a cabo iniciativas de degustação como o «Dia do Pequeno Almoço», que decorreu na altura da Páscoa no Hotel Praia Verde, e também um «Showcooking» com o Mini Chef Pedro Jorge na última edição do certame «Terra de Maio». As degustações vão continuar um pouco por todo o território, até janeiro de 2018, data de conclusão do projeto, que assenta no desenvolvimento de atividades orientadas para a cooperação dos sectores agroalimentar e turístico, tendo por base a lógica de efeito âncora do setor do Turismo que permite potenciar o desenvolvimento do setor agroalimentar.
Esta iniciativa acontece com o selo da Odiana, e apoio do Município de Castro Marim, no âmbito do SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), PO CRESC Algarve 2020, nomeadamente o projeto «Choose our Food» - Qualificação, cofinanciados pelo Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.