O programa «365 Algarve» e a Câmara Municipal de Portimão apresentam, no dia 23 de agosto, pelas 19h30, no Areal da Praia da Rocha, um concerto de Verão ao ar livre pela Orquestra Clássica do Sul, que terá entrada livre e como mote «Sunset 365 Algarve - começando a preparar as férias de inverno». O espetáculo será constituído por dois momentos distintos: um concerto de música clássica à beira mar pela Orquestra Clássica do Sul, às 19h30; uma performance com oito bailarinos alusiva à cultura algarvia, às 22h, na avenida principal da Praia da Rocha.
Com este espetáculo em plena areia e onde o pôr-do-sol é deslumbrante, as Secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, o Turismo de Portugal, a Região de Turismo do Algarve e a Associação Turismo do Algarve marcam a campanha em curso de ativação de marca referente ao programa cultural 365 Algarve, aproveitando esta época de grande afluência de turistas à região e à cidade de Portimão. O 365 Algarve é uma peça fundamental da estratégia de garantir vida no Algarve durante todos os meses, mobilizando os agentes culturais da região para oferecerem à população e aos visitantes experiências que só aqui podem acontecer, valorizando os recursos e a autenticidade do destino. Na segunda edição do «365 Algarve» existirão um total de 525 iniciativas e apresentações que constituem uma programação cultural construída exclusivamente a partir de propostas de agentes culturais e de animação turística sediados no Algarve, numa clara aposta na dinamização cultural da região.
No dia 26 de agosto, o Maestro Rui Pinheiro volta a dirigir a Orquestra Clássica do Sul, desta vez no concerto «Ninfas dos Bosques e dos Rios», que terá lugar na Igreja do Carmo, em Tavira, pelas 21h30. Duas obras contrastantes de Frederik Delius e duas peças do compositor e pianista inglês Sterndale Bennett compõem um concerto inspirado na contemplação de paisagens e com alguns traços de impressionismo, como se verifica numa das composições de Delius. Depois de Tavira, a Orquestra Clássica do Sul tem atuações previstas no Festival F em Faro, nos dias 31 de agosto e 1 e 2 de setembro, na Igreja da Sé, pelas 19h.