No dia 12 de agosto, a Câmara Municipal de Loulé, em colaboração com o Club BTT Terra de Loulé, organizou mais uma edição do emblemático passeio de BTT «TransAlgibre», uma homenagem ao professor Arménio Fernandes, o grande impulsionador desta modalidade na região e o mentor do percurso que segue a ribeira de Algibre. A meio da manhã, elementos da direção do clube, atletas e representante do Município depositaram no cemitério de Loulé uma coroa de flores em sua memória.
Face ao calor que se faz sentir nesta altura do ano, a organização optou por realizar o passeio ao final do dia, pelas 19h, proporcionando uma experiência diferente aos participantes. O percurso com perto de 60 quilómetros teve início junto ao acesso à Praia da Falésia e, minutos antes da partida, um «briefing» explicou o tipo de marcações e alguns locais a ter em conta, pois era necessário atravessar algumas estradas ao longo de um trajeto que é sempre ligeiramente a subir, tendo como ponto de passagem mais alto, em Clareanes, a 320 metros de altitude.
Houve três zonas de abastecimento, o na Fonte de Paderne, em Algibre e na Fonte Filipe. No final, no Parque Municipal de Loulé, foi servido a ceia aos participantes, composto por porco no espeto e sardinha assada, com muito convívio, o que levou muitos a ficar no local pela noite dentro.