Conhecidos pelo rigor da recriação histórica, os Dias Medievais vestem Castro Marim com a luz encantada das tochas e espalham pela vila o ritmo da música profana, de 23 a 27 de agosto, na 20.ª edição do evento. São cinco dias de regresso à Idade Média, que prometem transportar os visitantes a toda a multiplicidade e contradições de uma época, simultaneamente bárbara e culta, palco de acontecimentos e decisões que ficaram na história e de magníficas produções culturais e artísticas.
Com um recinto alargado durante as últimas duas edições, os Dias Medievais em Castro Marim apostam este ano em algumas novidades na área da animação, com destaque para o espetáculo de videomapping, que vai transformar uma das fachadas do Castelo numa tela gigante onde, numa viagem de luz, design e som, se revelará a história que transformou esta vila raiana. Intitulado «A Luz das Trevas, D. Dinis e o Dragão de Sal», o espetáculo acontece pelas 23h dos dias 25, 26 e 27 de agosto. Esta iniciativa é apoiada pelo PO CRESC ALGARVE 2020, com uma taxa média de cofinanciamento de 70 por cento pelo FEDER.


O palco principal é, sem dúvida, o Castelo, o cenário mais leal à Idade Média, onde acontecem as principais recriações, como as de artes e ofícios, onde estão representadas mais de 45 profissões, e os grandes espetáculos, como os torneios medievais a cavalo. É também o Castelo, no paiol, que acolhe a renovada exposição de Instrumentos de Tortura e Punição, mostrando-nos uma das razões pela qual a Idade Média é considerada como a Idade das Trevas. Outra dos grandes destaques desta XX edição é a experiência «Seja Rei por um dia», uma inovação do Banquete Medieval, um dos cunhos dos Dias Medievais em Castro Marim, dando a provar aos convivas as melhores iguarias da época, num espaço exclusivo, no chamado Castelo Velho, e por onde passam todos os grupos de animação do evento. A experiência permite desfrutar do Banquete na Mesa Real, com toda a grandiosidade e diferenciação que isso comportava. 


Pelas ruas e ruelas de Castro Marim pode-se encontrar a recriação da vida quotidiana do homem da Idade Média, com a representação de todas as classes que estruturavam a sociedade na época – clero, nobreza, burguesia e povo. Guerreiros, grupos de música e de dança, cavaleiros, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, contadores de histórias, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, entre muitos outros, colorem o resto do cenário medieval. Nas mesmas ruas e ruelas encontra-se todo o imaginário de uma época que carregava criaturas mitológicas, monstros, criaturas demoníacas e mágicas, que explicavam tudo o que era ainda vago e impreciso.
Os Dias Medievais em Castro Marim abrem primeiro o Mercado Medieval, pelas 15h, ao passo que o Castelo abre portas pelas 18h. Os bilhetes estão à venda na bilheteira online BOL, no Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM), no Mercado Local de Castro Marim, na Casa do Sal, nos Quiosques do Património colocados nas praias do concelho - Alagoa/Altura, Praia Verde e Cabeço, no Centro Comercial Tavira Gran Plaza, no Fórum Algarve. Podem também ser adquiridos no próprio dia, nas várias bilheteiras dispersas pela vila. Os residentes do concelho de Castro Marim terão acesso gratuito a todo o evento, tendo apenas que levantar as suas pulseiras no Gabinete de Apoio ao Munícipe, Juntas de Freguesia e através do serviço Castro Marim Consigo. Gratuita será também a entrada para crianças, no Castelo, até aos cinco anos e na Feira Medieval até aos 12 anos, e para todos os figurantes devidamente trajados.