São Brás de Alportel continua a ser um Município exemplar na gestão financeira, com resultados comprovados no anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2016, que o coloca em 12.º lugar no ranking global dos municípios de pequena dimensão, integrados na lista dos 100 melhor classificados globalmente. Ao nível distrital, São Brás de Alportel é o quinto melhor município na classificação geral e o primeiro município de pequena dimensão de toda a região. Nesta análise são considerados como de pequena dimensão os municípios com menos de 20 mil habitantes.
O Ranking Global dos Municípios é calculado com base em vários indicadores que são aplicados aos 308 municípios portugueses do continente ao longo do Anuário. Integram o ranking dos 100 municípios melhor classificados as autarquias que obtiveram a pontuação global mais elevada. A pontuação total possível é de 1.900 pontos e São Brás de Alportel obteve 1.254 pontos no ano transato.
A gestão exemplar são-brasense destaca-se ao nível do passivo exigível dos municípios, um indicador que tem que ver com dívidas de médio e longo prazo, e onde São Brás de Alportel é o 2.º município algarvio melhor classificado, com mais baixo passivo e 39.º a nível nacional. Neste campo, destaca-se ainda uma tendência decrescente  de passivo desde 2010, o que é bem demonstrativo da boa saúde financeira do município e da correta gestão dos recursos.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2016 avaliou também o índice de dívida total, que consiste na relação entre o endividamento total e a receita corrente. Neste ranking, São Brás de Alportel surge na 2.ª melhor posição em todo o distrito de Faro e na 35.ª posição nacional, indicador da maior importância para avaliar a gestão financeira da autarquia que tem revelado uma exemplar gestão dos fundos públicos. No ranking dos Municípios com menor volume de despesa paga em juros acumulados desde 2006, São Brás de Alportel surge na 30.ª posição.